Requeijão: você conhece as diferentes opções do mercado? Aprenda as diferenças entre os tipos para fazer a melhor escolha.

Requeijão: você conhece as diferentes opções do mercado? Aprenda as diferenças entre os tipos para fazer a melhor escolha.

Mapa fiscaliza adulteração em 180 amostras de requeijão e requeijão cremoso

O requeijão sem dúvida é um produto bastante popular no mercado brasileiro e consumido especialmente pelas crianças. Essa grande demanda faz surgir no mercado, uma grande variedade de marcas que comercializam este produto, com preços e experiências bastante diferentes.

Mas você sabia que existem no mercado três classificações entre a iguaria: requeijão, requeijão cremoso e requeijão manteiga

A diferença está relacionada à matéria-prima. Mas não para por aí, bem ali na prateleira mesmo, outra opção para o consumidor é a mistura láctea com amido e/ou gordura vegetal – conhecido como “requeijão cremoso com amido”. O importante é entender a diferença e, na hora da escolha, saber ao certo o que está levando para casa.

Entenda a diferença

No caso de requeijão, requeijão cremoso ou requeijão manteiga (também conhecido como requeijão do norte) a presença do amido caracteriza fraude. Sua base é massa coalhada, creme de leite, água e sal, e pode apresentar diferentes formatos de corte.

Já na mistura láctea com amido e/ou gordura vegetal, como o nome mesmo diz, o ingrediente é utilizado na produção. Outros utilizam inclusive a gordura vegetal. Neste caso, a base do produto não é láctea e adição deste carboidrato, o descaracteriza como “requeijão”, apesar do nome na embalagem. 

“Em uma dieta com baixo teor de carboidrato, é importante o consumidor saber diferenciar entre os produtos”, alerta a especialista da Proteste, Fernanda Taveira 

Mas como identificar a diferença

Ambos são comercializados em embalagens semelhantes e ficam lado a lado nas gôndolas, mas como identificar? 

“A diferença está no rótulo”, explica Fernanda. Leia com atenção, e se encontrar a informação “requeijão cremoso com amido”, já sabe: este não é o requeijão convencional

Com a palavra “cremoso”, o aviso indica que o produto foi obtido através da fusão de massa coalhada, dessorada e lavada, devendo ser adicionada de creme de leite, manteiga, gordura anidra de leite ou butter oil. 

Diferentemente do requeijão cremoso, o requeijão cremoso com amido, como o próprio nome diz, utiliza amido na sua produção. Outros utilizam gordura vegetal. Porém, o que deve ficar claro é que nesse caso, a base do produto não é láctea. A adição do amido, que é fonte de carboidrato, o descaracteriza como requeijão, apesar do que diz o nome na embalagem. 

Vale observar ainda, nas informações nutricionais, se entre os ingredientes não há gordura vegetal, outro item que não faz parte da composição original do requeijão.

Fraude – entenda a ação do Mapa

Para promover a segurança do consumidor, o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), realizou uma operação específica de coleta de 179 amostras de requeijão e requeijão cremoso no comércio varejista, com objetivo de detectar fraudes por adição de amido. 

Nove marcas apresentaram adulteração na sua fórmula. 

O que o MAPA encontrou 

Segundo o órgão, durante a ação, foram coletadas 180 amostras em 66 estabelecimentos nacionais sob Serviço de Inspeção Federal (SIF), Serviço de Inspeção Estadual ou Distrital (SIE/SID) e Serviço de Inspeção Municipal (SIM), localizados em nove estados (Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo).

Os resultados das análises apontaram para um índice de 5% de não conformidade. Uma das amostras foi rejeitada por ter sido coletada com o prazo de validade já expirado. Assim, das 179 amostras analisadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA), nove apresentaram resultados de presença de amido.

Quais são as consequências para as empresas?

Para cada amostra não conforme, foram adotadas ações fiscais previstas na legislação junto ao estabelecimento produtor, que incluem a apreensão cautelar dos produtos, além da autuação em processo administrativo específico. 

A fraude por adição de amido em requeijão é caracterizada como fraude econômica, ou seja, não correspondia com o declarado no rótulo do produto. Por conta disso, os consumidores precisam estar cientes dos problemas da adição deste produto na composição final. 

A Proteste está sempre atenta às demandas do consumidor 

Ficou alguma dúvida ou está tendo dificuldades com esse, ou outro assunto relacionado à defesa do consumidor? Registre seu caso no canal Reclame!

Sua mensagem será encaminhada para a empresa em busca de uma solução para o problema. Acompanhe o processo pela própria plataforma, inclusive a resposta para sua queixa. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue agora para 4020-7753.

Nossos testes ajudam os consumidores a tomarem as melhores decisões de compra. Mas, se tiver problemas, não deixe de reclamar! CONHEÇA O RECLAME arrow_right_alt