Setembro Amarelo: por que o mês de prevenção ao suicídio é tão importante?

Setembro Amarelo: por que o mês de prevenção ao suicídio é tão importante?

Medo, incertezas em relação ao futuro, luto e dificuldades financeiras podem agravar casos de depressão e ansiedade

A campanha do Setembro Amarelo, criada em 2015, tem o objetivo de conscientizar a população sobre as formas de prevenção ao suicídio. Além disso, a campanha busca reduzir os preconceitos que rondam esse problema e mostrar formas para as pessoas identificarem os sinais que seus amigos e parentes podem estar dando. 

A escolha do mês de setembro ocorreu devido ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A data acontece em 10 de setembro e tem suas ações promovidas pelas entidades que realizam a campanha: CVV (Centro de Valorização da Vida, ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e CFM (Conselho Federal de Medicina). 

De acordo com dados da ‘Cartilha Suicídio: informando para prevenir,’ que foi elaborada pelo CFM e ABP, 17% dos brasileiros pensaram em dar fim à própria vida. E mais, 4,8% dessas pessoas realmente planejarem maneiras de como realizar. A OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que o suicídio é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos, mas que, em muitos casos, esses pensamentos suicidas podem ser evitados. 

Como é possível perceber esses sinais?

Segundo o site da campanha do Setembro Amarelo, é preciso ficar atento a sinais como mudanças marcantes e bruscas de humor, isolamento social, perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas, piora do desempenho escolar ou no trabalho, descuido com aparência, falta de sono e apetite e o uso de frases repetitivas como ‘’quero desaparecer’’ ou ‘’preferia estar morto’’, que podem significar uma necessidade de ajuda e cautela.

A PROTESTE preparou uma reportagem completa com mais detalhes sobre essa data. Você pode ler clicando neste link.