Vinagre de maçã realmente ajuda a emagrecer? Veja resposta

Vinagre de maçã realmente ajuda a emagrecer? Veja resposta

O médico e nutrólogo Jô Furlan desaconselha o consumo de ácido acético em jejum, especialmente para quem sofre de gastrite ou refluxo

Muitas personalidades na internet sustentam que o consumo de vinagre de maçã ou limão em jejum pela manhã acelera o metabolismo, auxilia na digestão da gordura e facilita a eliminação de toxinas como parte de estratégias para emagrecimento.

O nutricionista Murilo Pereira, especialista em modulação intestinal, esclarece que o ácido acético do vinagre, ao ser ingerido em jejum, estimula a secreção de enzimas digestivas, mas não resulta em perda de peso direta.

Ele destaca que a perda de peso requer um déficit calórico, ou seja, ajustes na dieta para consumir menos calorias do que o organismo gasta diariamente.

O médico e nutrólogo Jô Furlan desaconselha o consumo de ácido acético em jejum, especialmente para quem sofre de gastrite ou refluxo, devido ao aumento da acidez no estômago. Além disso, alerta sobre o potencial abrasivo do ácido, que pode prejudicar o esmalte dos dentes.

Uma revisão sistemática de 2021 sobre os efeitos dos ácidos acéticos na saúde indica que há redução nos níveis de glicose e triglicérides em pessoas com diabetes tipo 2, mas não respalda o consumo de vinagre em jejum.

Quanto ao limão, embora seja elogiado por ser menos ácido e uma boa fonte de vitamina C, não possui propriedades emagrecedoras. Estudos indicam que o suco de limão diluído em água pode aumentar as secreções gástricas, beneficiando a digestão, mas sem impacto significativo na perda de peso. As informações são do G1.

Giovana