Você sabe o que é Psyllium?

Você sabe o que é Psyllium?

Conheça os benefícios e usos dessa planta exótica e fonte de fibras solúveis

Esta planta, cientificamente conhecida como Plantago ovata Forssk, oferece uma gama de benefícios para a saúde humana, conforme descrito na cartilha do Ministério da Saúde.

O psyllium pode ser utilizado de várias maneiras, desde a semente até os frutos, com estudos que destacam suas propriedades benéficas. A casca da semente, moída ou triturada, é a forma mais comum de uso, sendo uma fonte de fibra solúvel e empregada tanto como alimento quanto como componente alimentar, de acordo com a FDA dos Estados Unidos.

Atualmente, a casca do psyllium é utilizada em formas farmacêuticas em pó para preparações extemporâneas e granulados, além de estar presente em formulações de produtos alimentícios enriquecidos. Segundo a Brazilian Pharmacopoeia da Anvisa, o medicamento elaborado a partir da casca da semente adquire consistência coloidal quando misturado com água e não possui odor.

Os benefícios do psyllium vão além de sua versatilidade de uso. Esta planta é reconhecida por suas propriedades benéficas para a saúde, incluindo melhorias na digestão, controle do colesterol e promoção da saúde intestinal.

Sua capacidade de formar uma substância gelatinosa quando misturada com água a torna útil no tratamento de diversos problemas digestivos.

Para ler a matéria completa, acesse o link.