Aveia faz mal para a saúde? Médico contesta valor nutricional

Aveia faz mal para a saúde? Médico contesta valor nutricional

As críticas em torno de alimentos como manteiga, leite e ovos não são novas, e a aveia não está imune a essas polêmicas

A aveia é reconhecida como um cereal integral altamente nutritivo e benéfico para a saúde, amplamente incorporado às refeições de muitos brasileiros e recomendado por profissionais de saúde em dietas saudáveis.

No entanto, recentemente, um médico americano questionou seu valor nutricional, preferindo indicar ovos como uma opção mais completa.

O médico do Arizona, conhecido como Dr. Wolfson, desencadeou uma série de debates ao afirmar em um vídeo que a aveia “não serve para nada”, causando questionamentos entre profissionais da área da saúde e levantando dúvidas sobre a reputação do cereal.

Em contrapartida, o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, do HCor, ressalta a importância tanto da aveia quanto dos ovos na alimentação, enfatizando a relevância de incluir diferentes fontes de proteína e fibras em uma dieta equilibrada.

A aveia, disponível em várias formas, pode ser consumida de diversas maneiras, desde flocos a farelo e farinha. Segundo a nutricionista Cristiane Sadakada, ela pode ser incorporada à granola, ao café da manhã com frutas e mel, sendo uma fonte de fibra solúvel que, quando acompanhada de bastante água, promove saciedade, regula o intestino e ajuda a controlar o colesterol ruim. As informações são do Folha Vitoria.