Truque com uva-passa pode tornar sua ceia de Ano Novo mais gostosa

Truque com uva-passa pode tornar sua ceia de Ano Novo mais gostosa

A resistência do público às uvas-passas muitas vezes se deve à textura

Tem uva-passa no arroz? Esse tipo de frase é comum nessa época do ano, justamente por esse alimento ser o mais amado ou odiado entre as confraternizações. Devido ao sabor mais concentrado, as uvas-passas passaram a ser incorporadas a pratos salgados, uma prática que de séculos atrás, onde a conservação de alimentos era desafiadora, e as uvas-passas surgiram como uma estratégia inteligente para prolongar a durabilidade das frutas

A resistência do público às uvas-passas muitas vezes se deve à textura, que pode parecer borrachuda quando murchas. O segredo para evitar isso é hidratá-las previamente com água, suco de fruta ou chá, permitindo que inchem por pelo menos uma hora antes de serem usadas em receitas.

Dada sua natureza cara e de difícil produção, tê-las em preparações culinárias era símbolo de riqueza e abundância, explicando sua presença em festividades natalinas.

As uvas-passas “bêbadas”, submersas em bebidas como espumante, vinho do Porto ou conhaque, são excelentes em diversas receitas, desde pães e doces até pratos salgados, como lombo de porco e peru de Natal. 

Para uso em pratos salgados, também é possível inchar as uvas-passas rapidamente em água fervente ou aquecê-las no micro-ondas por 30 segundos a um minuto. As informações são do portal Nossa, do UOL.