A saúde bucal é prioridade: planos odontológicos da Orale recebem selos Proteste

A saúde bucal é prioridade: planos odontológicos da Orale recebem selos Proteste

Empresa conquista Melhor do Teste com seu plano Ortodonzia e ainda fatura 3 selos Testados e Aprovados com os planos Buono, Persona e Personale.

O cuidado com os dentes é um tema sensível no Brasil. Seja pelo estresse, ansiedade ou a simples falta de tempo na rotina, diversos fatores ajudam a piorar os indicies da saúde bucal dos brasileiros.

Não à toa, uma pesquisa inédita realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou dados importantes a respeito dos hábitos bucais da nossa população.

Segundo o levantamento, realizado entre 2013 e 2019, cerca de 90% da população brasileira higieniza a boca até duas vezes por dia e 63% usam fio dental, escova e pasta de dente.

O levantamento mostra ainda que 25% das pessoas de 45 a 59 anos, e 28% com idade entre 60 e 74 anos, perderam 13 ou mais dentes. Questões sociais, como a desigualdade, são algumas das causas para o cenário preocupante da saúde bucal brasileira.

Pensando na saúde bucal e tentando evitar os problemas bucais recorrentes, muitas pessoas recorrem aos planos dentários, mas será que eles realmente são eficazes em sua cobertura e auxiliam o consumidor a manter a saúde da boca em dia?

A Proteste realizou testes em diversos planos dentais disponíveis no mercado e o grande destaque foi a Orale que teve o plano Ortodonzia como Melhor do Teste! Além disso, seus planos Buono, Persona e Personale foram Testados e Aprovados.

Confira mais sobre os resultados a seguir!

Como a proteste avaliou os planos dentários?

A Proteste analisou, ao todo, 60 planos odontológicos das 28 operadoras mais expressivas do mercado que comercializam planos individuais. O teste comparativo considerou oito critérios distintos, elencados abaixo, além do custo anual.

  1.  Exclusões: Os eventos que não são cobertos pelo seguro;
  2.  Âmbito Territorial: Em quais locais o seguro possui cobertura;
  3. Carências: Quais eram os prazos cobrados na realização de consulta, cirurgia e endodontia;
  4. Autorização de atendimento: Avaliamos se a operadora exigia autorização prévia ou se ela era feita direto na rede credenciada.
  5. Reembolso: Avaliamos se o plano oferecia reembolso por livre escolha do prestador.
  6. Coparticipação: Avaliamos se é exigido o pagamento de coparticipação e o respectivo valor.
  7. Coberturas: Avaliamos quais eram as coberturas ofertadas, considerando ao todo treze coberturas avaliadas.
  8. IDSS: Avaliamos qual era a avaliação da operadora considerando o índice de desempenho de saúde suplementar (IDSS) publicado pela ANS.

Como foi o desempenho dos planos da Orale

Avaliamos 4 planos da Orale: Ortodonzia, Buono, Persona e Personale. Cada um deles atende determinadas necessidades e apresenta coberturas específicas para suas respectivas faixas de preço.

Exclusões

Em relação às exclusões, por exemplo, avaliamos os eventos que não são cobertos pelo plano odontológico. O plano Ortodonzia obteve quatro estrelas neste critério porque das sete situações avaliadas, só excluía três delas: tratamentos decorrentes de guerra, greve e tumulto, tratamento decorrente de Cataclismos e Implantes dentário.

O plano Buono obteve quatro estrelas nas exclusões, o que é considerado pela Proteste como uma boa avaliação. Isso ocorreu porque das três exclusões encontradas no contrato deste plano, duas delas, Guerra e Cataclismo são permitidas pela legislação dos planos de saúde suplementar (Lei 9.656/98 | Art. 10, inciso X).

Já os planos Persona e Personale, também foram bem avaliados no critério de exclusões, pois não excluiu atendimento em casos de próteses dentárias (unitárias simples), radiologia (extra oral e panorâmica) e atendimento em caso de pessoas excepcionais.

Âmbito Territorial

Esse aspecto, diz respeito a quais locais o plano odontológico possui cobertura. O plano Ortodonzia obteve ótimo resultado porque oferece atendimento nacional. Isso é uma vantagem, pois permite o deslocamento do beneficiário em todo território brasileiro e não apenas atendimento na localidade onde o plano foi contratado.

Os planos Buono, Persona e Personale também conquistaram 4 estrelas na avaliação. Suas abrangências geográficas atingem todos os estados do país, permitindo desta forma que o beneficiário se locomova entre os estados sem a preocupação com a necessidade de atendimento.

Rede Própria

Neste critério avaliamos se a operadora possui rede credenciada própria para os seus beneficiários ou se utiliza o intercâmbio entre redes.

Os 4 planos foram avaliados como ótimos neste critério, pois todos oferecem uma rede própria em todo território brasileiro. Isso proporciona ao consumidor, optar pelo tratamento com qualquer dentista habilitado pela operadora.

Carências

Neste critério verificamos quais são os prazos cobrados na realização de consultas e exames, cirurgias e Raio-x e endodontia.

O plano Ortodonzia obteve conceito máximo nesse item pois não exigiu o cumprimento de nenhum prazo de carência para nenhum dos procedimentos avaliados: consultas, exames ao consumidor, cirurgias e raio-x e endodontia. Permitindo assim acesso imediato ao atendimento após a contratação do plano.

O plano Personale também foi bem avaliado por não cobrar carência em nenhum dos procedimentos. No entanto, o plano Buono, por sua vez, cobrou carência de 30 dias para procedimentos de consultas, exames, cirurgias e raio-x e 120 dias para endodontia, todos em respeito às normas regulatórias do setor.

Mesmo assim, Buono e Persona obtiveram bons resultados levando em conta a avaliação dos concorrentes, pois dos 60 planos avaliados, 38% cobraram carência superior a 30 dias.

Autorização de exames

Analisamos se a operadora exigia autorização prévia ou se ela era feita direto na rede credenciada. Neste item, os 4 planos da Orale apresentaram um excelente desempenho por permitirem que a autorização de qualquer procedimento pudesse ser realizada diretamente na rede credenciada. Permitindo assim, a redução da burocracia no atendimento do beneficiário.

Coparticipação

Neste critério, avaliamos se é exigido o pagamento de coparticipação e o respectivo valor. Aqui também os 4 planos da Orale obtiveram conceito máximo de 5 estrelas por não exigirem o pagamento de coparticipação em nenhum procedimento.

Dessa forma, o consumidor sabe que no final do mês só terá o custo da mensalidade para arcar, independente da quantidade de procedimentos que precisar realizar.

Cobertura

Verificamos quais eram as coberturas ofertadas, considerando ao todo treze possibilidades.

O plano Ortodonzia, foi avaliado com o critério máximo de 5 estrelas em relação às coberturas, pois oferece cobertura para doze dos treze procedimentos avaliados. São eles:

  1. Cirurgia Oral
  2. Consultas
  3. Dentística [Obturações]
  4. Endodontia [Tratamentos de Canal]
  5. Exame, Diagnósticos e Controle de doenças bucais
  6. Prótese simples [unitária]
  7. Odontopediatria
  8. Ortodontia [Aparelho]
  9. Ortodontia [Manutenção]
  10. Odontologia [Estética]
  11. Periodontia [Tratamentos de Gengiva]
  12. Prevenção
  13. Radiologia intra-oral

Já os planos Buono, Personale e Persona obtiveram 4 estrelas por apresentarem boa cobertura em relação às demais empresas.

Índice ANS

Checamos qual era a avaliação da operadora considerando o índice de desempenho de saúde suplementar (IDSS), publicado pela ANS, que avalia quatro indicadores distintos da operadora: qualidade de atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade do mercado e gestão de processo e regulação.

Em nossa análise, quanto maior o índice, melhor é a avaliação da operadora. E, neste caso, a operadora Orale obteve o conceito máximo, uma vez que foi bem avaliado pela autarquia no IDSS.

“Todos os planos da Orale apresentaram bons resultados nos critérios avaliados conforme a metodologia utilizada no estudo”, afirma Rodrigo Alexandre, especialista da Proteste responsável pela avaliação dos planos.

O que os selos nos planos da Orale significam para o consumidor

A conquista de selos pela Orale em 4 dos seus planos é um fator extremamente relevante, já que a empresa apresentou ótimos resultados em 4 de seus planos, sendo um deles, o Ortodonzia, o Melhor do Teste.

Os selos são garantia e segurança para o consumidor que busca contratar um serviço com um preço justo e uma cobertura eficiente e ampla como reconhecido pelas nossas avaliações.

“Conquistar o Selo de Melhor do Teste, mais uma vez, é uma alegria enorme para nós, pois reconhece o empenho e dedicação de toda a equipe Orale e de nossos profissionais credenciados para entregar uma assistência odontológica ágil, acessível e com qualidade. Assistência odontológica de qualidade significa melhoria da saúde das pessoas e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida. É isso que a Orale sempre se propôs a fazer e vamos continuar fazendo, agora com o reconhecimento do Selo Melhor do Teste”, destaca Marcos Barreto Regis, diretor executivo da Orale.

Saiba mais com os conteúdos da PROTESTE

Gostou do conteúdo? Continue no MinhaSaúde para acompanhar mais artigos sobre saúde e bem-estar. Convidamos você para conhecer também as novidades sobre direitos do consumidor e tecnologia nos blogs SeuDireito e ConectaJá.

Conheça também nossos testes comparativos e veja as avaliações dos principais produtos disponíveis no mercado. As análises são realizadas por nossos especialistas a partir de critérios importantes para o consumidor.

Nossos testes ajudam os consumidores a tomarem as melhores decisões de compra. Mas, se tiver problemas, não deixe de reclamar! CONHEÇA O RECLAME arrow_right_alt