Bardana: quais são os benefícios da raiz para o corpo?

Bardana: quais são os benefícios da raiz para o corpo?

Saiba como essa é uma planta versátil e repleta de propriedades antioxidantes, diuréticas e nutritivas

A raiz da bardana é um alimento versátil, podendo ser consumida de várias formas: refogada, assada, crua ou cozida. Além disso, é comum o seu uso na preparação de chás, proporcionando uma ampla gama de opções para incorporá-la à dieta.

Além do seu alto teor de fibras, a bardana é rica em nutrientes como vitamina B1, cálcio, ferro e fósforo. Suas propriedades diuréticas são especialmente úteis na redução da retenção de líquidos e na eliminação de toxinas do organismo, melhorando assim a saúde da pele.

Segundo o nutricionista Clayton Camargos, a melhor forma de consumir bardana é na forma de chá, de preferência pela manhã. No entanto, é importante evitar o seu consumo à noite devido à sua natureza diurética, que pode interferir no sono. A preparação do chá requer fervura adequada para eliminar toxinas, sendo recomendado o uso de duas colheres de sopa de bardana para 500 ml de água.

Embora a bardana ofereça diversos benefícios à saúde, é importante consumi-la com moderação, não ultrapassando cerca de 6 gramas por dia, pois o consumo excessivo pode levar a efeitos colaterais como boca seca, náuseas, desmaios e desidratação.

Outros benefícios incluem:

  • Regulação do apetite
  • Controle da glicemia
  • Auxílio em problemas gastrointestinais
  • Tratamento de questões relacionadas à pele e cabelo
  • Alívio de sintomas da gota.

As informações são do Metrópoles.