Bardana: quais são os benefícios da raiz para o corpo?
Saiba como essa é uma planta versátil e repleta de propriedades antioxidantes, diuréticas e nutritivas
A raiz da bardana é um alimento versátil, podendo ser consumida de várias formas: refogada, assada, crua ou cozida. Além disso, é comum o seu uso na preparação de chás, proporcionando uma ampla gama de opções para incorporá-la à dieta.
Além do seu alto teor de fibras, a bardana é rica em nutrientes como vitamina B1, cálcio, ferro e fósforo. Suas propriedades diuréticas são especialmente úteis na redução da retenção de líquidos e na eliminação de toxinas do organismo, melhorando assim a saúde da pele.
Segundo o nutricionista Clayton Camargos, a melhor forma de consumir bardana é na forma de chá, de preferência pela manhã. No entanto, é importante evitar o seu consumo à noite devido à sua natureza diurética, que pode interferir no sono. A preparação do chá requer fervura adequada para eliminar toxinas, sendo recomendado o uso de duas colheres de sopa de bardana para 500 ml de água.
Embora a bardana ofereça diversos benefícios à saúde, é importante consumi-la com moderação, não ultrapassando cerca de 6 gramas por dia, pois o consumo excessivo pode levar a efeitos colaterais como boca seca, náuseas, desmaios e desidratação.
Outros benefícios incluem:
- Regulação do apetite
- Controle da glicemia
- Auxílio em problemas gastrointestinais
- Tratamento de questões relacionadas à pele e cabelo
- Alívio de sintomas da gota.
As informações são do Metrópoles.