DIU serve só para evitar a gravidez? Veja outros benefícios
Descubra os diversos benefícios médicos e ginecológicos que o DIU oferece às mulheres
A escolha de um método contraceptivo adequado é fundamental para a saúde e o bem-estar das mulheres. Entre as várias opções disponíveis, o Dispositivo Intrauterino (DIU) destaca-se não apenas pela sua eficácia, mas também pelos múltiplos benefícios que oferece além da contracepção.
Tipos de DIU:
- Hormonais: Mirena e Kyleena (com diferentes concentrações de hormônios).
- Não hormonais: Cobre e Cobre com Prata (com tamanhos variados e validades distintas)
O DIU apresenta menos contraindicações e efeitos colaterais comparado a outros métodos anticoncepcionais. Ele não é abortivo, não causa câncer, e ainda protege contra o câncer de colo do útero e outros tipos. Com uma eficácia contraceptiva muito alta, as chances de engravidar são de apenas 1 a 5 a cada mil mulheres.
Além de sua função contraceptiva, o DIU pode ser usado como método de emergência se inserido em até 72 horas após a relação sexual. O DIU de cobre é particularmente útil em tratamentos de câncer ginecológico, de mama e de colo do útero, liberando íons de cobre sem efeitos hormonais, ideal para casos com contraindicação hormonal.
O DIU hormonal, por sua vez, alivia a endometriose e o fluxo menstrual intenso ao diminuir a ação do estrogênio no endométrio, embora não seja indicado para endometriose profunda. Também pode ser utilizado como parte da terapia de reposição hormonal na menopausa, fornecendo progesterona em conjunto com estrogênio oral ou transdérmico.
A dor durante a colocação pode variar de acordo com cada mulher, sendo comum sentir desde um leve desconforto até cólicas. O procedimento é rápido e tranquilo, podendo ser facilitado com a utilização de música ambiente e uma explicação detalhada de cada etapa do processo. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.