Janeiro seco: como funciona e quais os benefícios para o corpo?

Janeiro seco: como funciona e quais os benefícios para o corpo?

Estudos indicam que esse período sem consumo de álcool resulta em benefícios a longo prazo

O mês de dezembro é repleto de festividades, marcado por ceias natalinas e jantares de Ano Novo, geralmente acompanhados pelo consumo excessivo de álcool. Para contrabalançar, muitas pessoas optam por participar do desafio “janeiro seco”, abstendo-se de álcool por um mês. 

Estudos indicam que esse período sem consumo de álcool resulta em benefícios a longo prazo, levando a mudanças de hábitos que melhoram o bem-estar geral. Os benefícios do “janeiro seco” incluem a redução do consumo de álcool a longo prazo, aumento da energia diária, melhoria da clareza mental e capacidade de concentração, além de uma qualidade de sono aprimorada. 

O álcool, apesar de proporcionar relaxamento, compromete o sono. Além dos benefícios físicos, a abstenção de álcool também pode ter impactos positivos na saúde mental, diminuindo a ansiedade e melhorando a clareza mental, autoconfiança e autoestima.

Dicas práticas para enfrentar o desafio incluem envolver amigos ou parceiros de apoio, identificar gatilhos que levam ao consumo de álcool, escolher locais propícios para evitar situações tentadoras, experimentar receitas de drinks sem álcool, evitar manter bebidas em casa e retomar rapidamente a rotina alimentar

Atividades físicas também desempenham um papel crucial, liberando hormônios ligados ao bem-estar e ajudando o corpo a combater inflamações e inchaços.

Além dos benefícios físicos e mentais, a interrupção do consumo de álcool impacta positivamente na prática de atividades físicas, evitando efeitos prejudiciais como aumento dos níveis de insulina, desidratação e comprometimento da queima de gordura.

Os resultados estéticos, juntamente com benefícios mentais e físicos, tornam a escolha de abandonar o álcool por um mês uma decisão vantajosa para muitos. As informações são do Eu Atleta, da Globo.