Lichia previne o envelhecimento precoce? Veja benefícios da fruta

Lichia previne o envelhecimento precoce? Veja benefícios da fruta

O potássio encontrado na lichia auxilia na regulação da pressão arterial, combatendo os efeitos nocivos do sódio

A lichia, fruta exótica rica em vitaminas do complexo B e C, cálcio, sódio, potássio e compostos antioxidantes, oferece uma série de benefícios à saúde, conforme destacado pela nutricionista Ana Paula Arantes Pires, do Instituto Nutrindo Ideais. Originária da China, a lichia é reconhecida por sua polpa branca e sabor adocicado, além de possuir propriedades antioxidantes, graças aos compostos fenólicos presentes.

O potássio encontrado na lichia auxilia na regulação da pressão arterial, combatendo os efeitos nocivos do sódio, contribuindo assim para a saúde cardiovascular. Os compostos antioxidantes, como antocianinas e flavonoides, presentes na fruta, ajudam a controlar o colesterol LDL, prevenindo doenças cardíacas, como a aterosclerose e o infarto.

Além de ser uma aliada para a perda de peso, devido ao seu baixo valor calórico, a lichia também é reconhecida por melhorar a aparência da pele, graças à vitamina C e aos compostos fenólicos, que promovem a produção de colágeno, ajudando a evitar o envelhecimento precoce.

Rica em vitamina C, flavonoides e folato, a lichia fortalece o sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados e infecções. Estudos mostram que seu consumo pode reduzir os níveis de pressão arterial, e seu extrato foi associado à perda de gordura abdominal em até 15%.

No entanto, é importante moderar o consumo em pacientes com glicemia baixa e doença renal crônica, devido ao alto teor de potássio e à presença de hipoglicina na fruta. As informações são do Minha Vida.