Novo decreto para cerveja: o que muda para o consumidor?

Novo decreto para cerveja: o que muda para o consumidor?

De acordo com novo decreto do governo federal, não há mais limites para o uso de milho, arroz e outros cereais na cerveja

Recentemente, o governo federal aprovou decreto que altera a legislação da produção de cerveja no Brasil. Com a mudança, não há mais limites para o uso de milho, arroz e outros cereais na bebida. As regras anteriores limitavam a 45% de uso dos chamados “adjuntos cervejeiros”. Esse itens costumam ser utilizados em substituição à cevada para baratear a produção.

A mudança causou polêmica entre os consumidores e cervejeiros. Muitos acreditam que a alteração pode ocasionar em perda de qualidade das cervejas.

O que muda para o consumidor?

De acordo com a especialista em relações institucionais da PROTESTE, Juliana Moya, o impacto do decreto para o consumidor ainda não está claro. Ela acredita que inicialmente o aumento da oferta de produtos pode gerar confusão para o consumidor.

“Na prática, o impacto é que a legislação passará a considerar uma gama maior de bebidas como cerveja. Por permitir ingredientes de origem animal, como lactose e mel, os consumidores com restrições a esses produtos deverão prestar mais atenção”, informou.

Produtores comemoram alteração no decreto para cerveja

Já os produtores, comemoraram a alteração. O novo decreto é um pedido antigo da indústria cervejeira, principalmente artesanal. Em entrevista ao HuffPost, o presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Carlo Lapolli, afirmou que desde 2013, a indústria e o Ministério da Agricultura discutem a alteração do decreto que regulava a fabricação de cervejas no País. “Na época, existiam cerca de 200 cervejarias e hoje passa de 1000. As nossas leis eram muito restritivas”, ressalta.

Ele explicou ainda que a porcentagem máxima de cereais, assim como de outras substâncias, não vai ser alterada. “O que vai mudar, de fato, é que agora teremos cerveja com ingredientes de origem animal, como lactose e  mel”, explica Lapolli.

produtores cerveja

A auditora fiscal federal agropecuária do Ministério da Agricultura, Alinne Barcellos Bernd, afirmou que esta é a única mudança, no momento. Ela explica, porém, que os produtos com itens de origem animal já existiam.

“Antes do novo dispositivo, só eram permitidos ingredientes de origem vegetal. Com isso, o produtor que quisesse elaborar uma cerveja com ingredientes de origem animal era obrigado a registrar e comercializar o produto como ‘bebida alcoólica mista’. Ou seja, na prática, esses produtos contendo ingredientes de origem animal já existem, só não são chamados de cerveja”, explicou.

Nossa orientação, no entanto, é que os consumidores se mantenham atentos aos rótulos dos produtos. Sugerimos ainda que em caso de alguma irregularidade, os consumidores entrem em contato conosco clicando aqui.

Nossos testes ajudam os consumidores a tomarem as melhores decisões de compra. Mas, se tiver problemas, não deixe de reclamar! CONHEÇA O RECLAME arrow_right_alt