Novo teste tecnológico identifica variantes genéticas do câncer
Esse teste pode gerar informações importantes sobre o organismo e pré-disposições do paciente
Nesta terça-feira (3), a FDA (U.S. Food and Drug Administration) dos EUA aprovou o Painel de Cânceres Hereditários Comuns da Invitae, um teste in vitro que detecta variantes genéticas ligadas ao câncer que pode ser desenvolvido em diferentes áreas do corpo. Esta aprovação representa a primeira desse tipo realizada pela FDA para um teste que avalia 47 genes de risco diferentes. As informações são da Administração da FDA.
De acordo com o site do próprio órgão americano, o FDA, Jeff Shuren, diretor da FDA, ressaltou a rapidez e sensibilidade do teste, oferecendo caminhos valiosos sobre a saúde das pessoas e possíveis pre-disposições a certos tipos de câncer.
O Painel da Invitae é uma ferramenta importante para identificar causas genéticas de cânceres variados. Os pacientes devem buscar orientação profissional para interpretar os resultados, pois ele não cobre todos os genes relacionados à predisposição.
A FDA estabeleceu caminhos rigorosos para garantir a segurança e eficácia do teste, proporcionando um avanço no diagnóstico.