Mais de 75% das cidades brasileiras não contam com mamógrafo

Mais de 75% das cidades brasileiras não contam com mamógrafo

Equipamento é responsável pelo exame mais importante para a detecção de câncer de mama, mas está mal distribuído pelo país

Levantamento realizado pela consultoria Exceed Américas, especializada em estatísticas de saúde, revela que 7,7 milhões de mulheres com idade de maior risco de desenvolver câncer de mama moram em cidades que não dispõe de nenhum mamógrafo. O exame de mamografia é o mais importante para identificar a presença do câncer de mama mesmo sem sintomas suspeitos, especialmente no Dia Nacional da Mamografia, celebrado em 5 de fevereiro.

A instituição de pesquisa afirma que o país tem aparelhos suficientes, mas mal distribuídos: 77% das cidades brasileiras não contam com um único aparelho. O estudo utilizou dados do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde) para a pesquisa.

Em algumas cidades a produção de exames chega a ser 55 vezes superior à necessidade, outras não chegam a oferecer o mínimo necessário.”Pelo mapa analítico que desenvolvemos, identificamos 4.300 municípios que não têm sequer um mamógrafo. Em um país continental como o nosso, é imprescindível que o Poder Público faça um mapeamento dos vazios assistenciais e desenvolva ações para atender à necessidade da população feminina de maior risco”, diz Maria Regina Visani, consultora responsável pelo estudo.

Em Mato Grosso, por exemplo, o potencial de atendimento dos 107 mamógrafos em uso no estado é 3,9 vezes a necessidade do local. Já em Roraima, cinco aparelhos estão disponíveis para atender a um público-alvo estimado em 20,6 mil mulheres. “A mamografia deveria ser estendida ao máximo possível pelo Brasil para um rastreamento mais efetivo da doença”, diz a mastologista. “É a forma mais simples de evitarmos a morte por câncer de mama no Brasil.”

Conheça nosso Serviço Saúde, consultas e exames a preços acessíveis.

cancer de mama

Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres

SUS oferece tratamento gratuito para o câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. A boa notícia é que o câncer de mama tem cura.

Existe tratamento para a doença, oferecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos. Desse modo, aumenta a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias.

“Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres”, destaca o Inca.

+Leia também:
– Remédio para evitar câncer de mama vira realidade
– Cientistas fazem descoberta sobre resistência à quimioterapia
– Dia do Câncer: conscientização e estratégias são medidas urgentes

Mamografia detecta o câncer de mama mesmo sem sintomas

A mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas. Ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas.

Usada para diagnosticar o câncer de mama, a mamografia é um exame não invasivo que captura imagens do seio feminino com o mamógrafo. Esse é um aparelho que usa a mesma radiação do raio-x tradicional, mas os feixes são projetados levando em conta a anatomia das mamas.

Portanto, o exame é de extrema importância para detectar tumores malignos na mama. De acordo com o Ministério da Saúde, 20% das mulheres entre 40 e 49 aos precisam fazer pelo menos um exame por ano, índice que sobe para 60% entre as mulheres com 50 anos ou mais.