Remédio para evitar câncer de mama vira realidade

Remédio para evitar câncer de mama vira realidade

Esse remédio lançado recentemente vai ajudar mulheres em pós-menopausa e no grupo de alto risco da doença a evitar o câncer de mama

O Arimidex é agora uma opção de remédio para evitar câncer de mama em mulher na pós-menopausa e que façam parte do grupo de alto risco da doença. Com o nome químico de Anastrozol, o medicamento passou a ser indicado pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) como um tratamento para evitar o câncer de mama.

Além do remédio para evitar câncer de mama, para mulheres que possuem alto risco de ter a doença, os médicos recomendam algumas providências, como exercitar-se regularmente e manter um peso saudável. Além disso, essas pacientes devem manter uma terapia hormonal com medicação específica para reduzir as chances de contrair a doença.

Os remédios indicados nesses casos são: tamoxifeno (nomes comerciais: Nolvadex, Soltamox), Evista (nome químico: raloxifeno) e SERM Aromasina (nome químico: exemestano). Agora o Arimidex passa a fazer parte da lista, funcionando como um inibidor da aromatase.

Apesar de apresentarem alta eficácia para reduzir o risco de câncer, outras pesquisas descobriram que esses tratamentos ainda não são amplamente prescritos por médicos ou tomados por mulheres em alto risco, devido a preocupações com os efeitos colaterais.

De fato, eles podem causar efeitos, alguns deles graves. É possível que as pacientes sintam ondas de calor e suores noturnos, além de dor nas articulações. Alguns remédios também podem enfraquecer os ossos e aumentar a probabilidade de as mulheres sofrerem fraturas. Todos os quatro remédios para evitar câncer de mama podem causar coágulos sanguíneos perigosos em casos raros.

O que fazer para evitar o câncer?

Mesmo diante da possibilidade de ter que lidar com efeitos negativos, mulheres que correm risco elevado de desenvolver o câncer de mama devem fazer o máximo para evitar a doença. Isso inclui um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada, exercícios, evitar álcool e excesso de açúcar. Além disso, os medicamentos devem ser considerados. 

+Leia também: 
– Oito trocas saudáveis na alimentação e na forma de cozinhar
– Exercícios físicos: dose diária ideal tem uma nova diretriz

Caso esteja com medo de testá-los, converse com seu médico sobre suas preferências, bem como os riscos e benefícios de cada remédio. Se você já está tomando terapia hormonal preventivamente e está tendo efeitos colaterais inaceitáveis, avalie junto ao profissional da saúde e veja quais são as suas opções. Analise se é possível alterar o medicamento. Além disso, existem medicamentos e técnicas complementares, como a acupuntura, que podem ajudar a aliviar os efeitos colaterais. Juntos, vocês poderão fazer a melhor escolha para sua situação.