Buscar

MinhaSaúde - Radarproteste

Alterar Contraste Alterar Tamanho da Fonte Acesse o nosso perfil no Facebook Acesse o nosso perfil no Instagram Acesse a nossa conta do X Acesse o nosso perfil no YouTube Acesso o nosso perfil no LinkedIn

Novo tratamento da diabetes pode acabar com a necessidade da insulina; entenda

Já imaginou poder controlar a diabetes sem precisar de aplicações diárias de insulina? Pesquisadores estão desenvolvendo uma tecnologia que pode tornar isso realidade: a bioimpressão 3D de células pancreáticas humanas funcionais. Essa abordagem representa uma possível virada no tratamento da doença e pode oferecer uma alternativa menos invasiva e mais eficaz.

Células produzidas com biotinta humana

A equipe científica utilizou uma biotinta criada a partir de tecido pancreático humano, do qual retiraram todas as células originais, combinada com alginato, um material natural derivado de algas. Com essa mistura, eles conseguiram imprimir estruturas chamadas ilhotas pancreáticas, que são responsáveis por produzir insulina no corpo humano.

Os cientistas propõem implantar essas células sob a pele por meio de uma pequena incisão, com anestesia local. O procedimento é rápido e evita cirurgias mais complexas, tornando o tratamento menos desgastante para o paciente. A proposta é oferecer praticidade e melhorar a qualidade de vida de quem convive com diabetes tipo 1.

Células vivem e produzem insulina em testes

Em testes laboratoriais, as células impressas permaneceram vivas e funcionando por até três semanas. Durante esse tempo, elas continuaram produzindo insulina, o que mostra que o método tem potencial real de aplicação clínica. Os resultados indicam uma nova possibilidade terapêutica em andamento.

Se o tratamento se confirmar em estudos clínicos, ele pode eliminar a necessidade de seringas e bombinhas de insulina. Pessoas com diabetes poderiam manter os níveis glicêmicos controlados com muito mais autonomia.

Embora os testes em humanos ainda não tenham começado, a tecnologia já se mostra promissora. A ciência pode estar prestes a redefinir o tratamento da diabetes, trazendo esperança para milhões de pessoas ao redor do mundo. As informações são do Olhar Digital.

Já reparou?

A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.

Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.

Tags