Por que garrafas de vinho tem uma cavidade no fundo? Veja explicação

Por que garrafas de vinho tem uma cavidade no fundo? Veja explicação

Para vinhos envelhecidos ou não-filtrados, a presença da cavidade pode auxiliar no acúmulo de sedimentos

A cavidade no fundo das garrafas de vinho tem sua origem na técnica antiga de fabricação, onde os artesãos sopravam o vidro ainda quente para moldá-lo, resultando nesse formato côncavo para garantir um apoio liso e estável à garrafa.

Embora muitos acreditem que o tamanho da cavidade esteja relacionado à qualidade do vinho, na prática, seu formato não interfere na qualidade, sendo mais uma estratégia de marketing adotada por alguns produtores.

Para vinhos envelhecidos ou não-filtrados, a presença da cavidade pode auxiliar no acúmulo de sedimentos, facilitando o serviço sem incorporá-los à bebida. Em garrafas de espumantes, o “punt” maior distribui a pressão de forma uniforme pela estrutura da garrafa, o que é essencial para preservar a integridade do produto durante o armazenamento e transporte.

A cor do vidro também desempenha um papel importante, protegendo o vinho da luz e preservando sua qualidade. Vinhos brancos para consumo imediato geralmente vêm em garrafas transparentes, enquanto os de guarda são embalados em vidro escuro para uma camada extra de proteção.

Embora haja crenças de que a cavidade influencie no serviço do vinho, como a forma como é segurada na taça, na prática, isso é considerado um mito. O serviço correto é segurar a garrafa firmemente pela lateral, sem colocar os dedos na cavidade. As informações são da Casa Vogue.