Um vídeo viralizou mostrando quatro amigos competindo para ver quem faz mais cocô em um mês, registrando cada vez que estavam “sentados no trono” em um grupo de WhatsApp. O vencedor relatou 78 idas ao banheiro no mês, seguido por 72, 32 e 27 vezes pelos demais competidores.
Não há uma regra fixa para a frequência ideal de idas ao banheiro, segundo Thicianie Fauve, gastroenterologista do Hospital Sírio-Libanês. A frequência “normal” pode variar de ir a cada três dias até fazer cocô três vezes ao dia. A especialista destaca que investigar é essencial quando a frequência ultrapassa três vezes ao dia ou quando há constipação prolongada.
A qualidade e quantidade de alimentos consumidos influenciam o processo de evacuação. Priorizar alimentos naturais e ricos em fibras é fundamental para o funcionamento intestinal adequado, conforme Sérgio Alexandre Barrichello Júnior, endoscopista bariátrico.
A cor das fezes pode indicar problemas de saúde. Fezes esbranquiçadas podem sinalizar problemas na vesícula biliar, fezes muito pretas podem indicar sangramento, e fezes esverdeadas podem estar relacionadas a alergia alimentar em crianças ou parasitose em adultos.
Observar a presença de pedaços de alimentos não digeridos também pode indicar problemas na digestão. As informações são do G1.