Shimeji, shitake e champignon: quais os benefícios desses cogumelos para a saúde?

Shimeji, shitake e champignon: quais os benefícios desses cogumelos para a saúde?

Conheça diversos tipos de cogumelos e seus impactos na saúde

Os cogumelos, como o shitake, são populares ingredientes na culinária asiática e cada vez mais presentes nas mesas brasileiras. O shitake, maior e mais escuro que o champignon, é apreciado por seu sabor terroso e amanteigado, lembrando a carne vermelha. Além disso, é uma excelente fonte de proteína de alto valor biológico, contribuindo para a saúde do coração e ajudando na prevenção do crescimento tumoral.

O cogumelo shitake também é rico em fibras, vitaminas e minerais, auxiliando no controle do colesterol e fortalecendo o sistema imunológico. Da mesma forma, o shimeji, outro cogumelo popular, é valorizado por sua versatilidade na culinária, podendo ser cultivado em frascos e usado em pratos japoneses e chineses.

O champignon, conhecido como cogumelo-paris, é o mais popular entre os cogumelos, sendo encontrado em uma variedade de receitas, desde saladas até estrogonofes.

O naméko, de origem japonesa, é apreciado pelo seu charme e enriquece sopas e pratos à base de arroz, podendo ser consumido fresco ou enlatado.

Por fim, o portobello, parente mais antigo do champignon, é reconhecido por sua rigidez e aroma forte. Consumido fresco, possui um chapéu mais aberto e é uma excelente opção para diversas preparações culinárias. As informações são do Receitas, da Globo.