5 peixes para incluir na sua alimentação e os benefícios para o corpo humano

5 peixes para incluir na sua alimentação e os benefícios para o corpo humano

Especialistas destacam como a inclusão de peixes na alimentação pode prevenir doenças e promover a saúde geral do corpo

Com o aumento do interesse em adotar hábitos alimentares saudáveis, a inclusão de peixes na dieta tem sido amplamente recomendada por especialistas em nutrição. A nutróloga Marcella Garcez, diretora da Abran, e a nutricionista Priscila Moreira, do Instituto Dante Pazzanese, ressaltam os inúmeros benefícios proporcionados pelos peixes, que vão desde a prevenção de doenças cardíacas até o fortalecimento do cérebro e do sistema imunológico.

Esses alimentos são reconhecidos por sua riqueza em proteínas, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis, como o ômega 3, fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Nesse contexto, destacam-se não apenas as propriedades nutricionais dos peixes, mas também suas características individuais, como teor calórico, perfil de nutrientes e modos de preparo, fornecendo aos indivíduos informações essenciais para uma escolha consciente e saudável na hora de compor suas refeições.

Veja 5 peixes e seus benefícios: 

Bacalhau: Popular na bacalhoada de Páscoa, este peixe salgado e seco é rico em nutrientes como ferro, magnésio e cálcio, além das vitaminas D e B12. Com 105 kcal e 22 g de proteína por 100 g assado, é importante consumi-lo com moderação devido ao alto teor de sal.

Corvina: De carne branca e sabor peculiar, a corvina é uma opção leve, contendo proteínas, cálcio, ferro, potássio e vitaminas do complexo B, D e K. Pode ser preparada de diversas maneiras, como ensopada, frita ou assada, proporcionando 221 kcal e 18,2 g de proteína em 100 g empanado e frito.

Porquinho (Peroá): Com carne firme e pouco gordurosa, este peixe é rico em vitamina A, fósforo, potássio e selênio. Amplamente consumido empanado e frito, também pode ser preparado assado ou refogado, oferecendo 93 kcal e 20,5 g de proteína em 100 g.

Tainha: Este peixe de água salgada é uma fonte de proteínas e gorduras saudáveis, além de conter nutrientes como cálcio e fósforo. Versátil, pode ser consumido de várias formas, desde cozido, recheado e frito até cru em sushis e sashimis. Com cerca de 207 kcal e 29,3 g de proteína em 100 g assado, é uma excelente escolha para pratos principais.

Arenque: Sua versatilidade na cozinha permite ser consumido de várias formas, como acebolado, empanado, frito, defumado ou assado, sendo uma ótima opção para saladas e sanduíches. Com aproximadamente 200 kcal e 23 g de proteína em 100 g assado, é uma fonte nutritiva e saborosa. As informações são do UOL.