Aplicativo ajuda a escolher os alimentos mais saudáveis

Aplicativo ajuda a escolher os alimentos mais saudáveis

Aplicativo Rotulando avalia a lista de ingredientes e a tabela nutricional dos alimentos e ajuda a entender o que estamos prestes a consumir

Já pensou se houvesse um aplicativo que ajudasse a fazer escolhas mais inteligentes no mercado? Pois ele já existe. Trata-se do Rotulando, um app que avalia a lista de ingredientes e a tabela nutricional dos alimentos e ajuda a entender o que estamos prestes a consumir. Dessa forma, ele mostra quais as melhores opções naturais e minimamente processadas. Além disso, o app contabiliza a quantidade de gordura trans, açúcar e sódio nos produtos alimentícios.

Para isso, o aplicativo trabalha com um algoritmo que analisa a lista de ingredientes e a tabela nutricional dos alimentos, e então estabelece uma nota de 0 a 100, a chamada foodscore. Ou seja, quanto mais próximo a 100, menos processado e com menores quantidades de gordura trans, açúcar e sódio será o produto.

O Desrotulando é destinado às pessoas que consomem produtos industrializados e desejam criar hábitos alimentares de acordo com o que é preconizado no Guia Alimentar para a População Brasileira. Chancelado pelo Ministério da Saúde, o guia recomenda o consumo de alimentos in natura e com o mínimo de processamento.

Aplicativo identifica alimentos que podem causar alergia ou intolerância

O app está disponível nas modalidades gratuita e premium e pode ser encontrado na AppStore e GooglePlay em qualquer país. Entretanto, no momento, são avaliados apenas produtos vendidos no Brasil. Na versão premium, o aplicativo ajuda ainda a identificar os alimentos que possuem ingredientes que podem causar alergia ou intolerância, como lactose ou glúten.

O aplicativo não avalia os produtos como sal, açúcar, adoçante, óleo, azeite, fermento, refrigerante, mel e papinha. A justificativa é que estas categorias necessitam de critérios de avaliação específicos, os quais o aplicativo ainda não detém.

Outras categorias como água, bebida alcoólica e produtos a granel, também não constam na lista porque não há a obrigatoriedade da rotulagem nutricional. Já as fórmulas infantis e os suplementos não são analisados pois seu uso deve ser prescrito por um profissional da saúde.

Xiii, recebeu um produto com defeito? Pior, não entregaram até agora aquilo que você comprou? Pare de se estressar com problemas assim. Adquira nosso Serviço de Defesa do Consumidor. Nós podemos resolver para você! Experimente por R$1,99 no primeiro mês. Após, apenas R$24,90 por mês.