Aplicativo ajuda a escolher os alimentos mais saudáveis

Aplicativo ajuda a escolher os alimentos mais saudáveis

Aplicativo Desrotulando avalia a lista de ingredientes e a tabela nutricional dos alimentos e ajuda a entender o que estamos prestes a consumir

Já pensou se houvesse um aplicativo que ajudasse a fazer escolhas mais inteligentes no mercado? Pois ele já existe. Trata-se do Desrotulando, um aplicativo que avalia a lista de ingredientes e a tabela nutricional dos alimentos e ajuda a entender o que estamos prestes a consumir. Dessa forma, ele mostra quais as melhores opções naturais e minimamente processadas. Além disso, o app contabiliza a quantidade de gordura trans, açúcar e sódio nos produtos alimentícios.

Para isso, o aplicativo trabalha com um algoritmo que analisa a lista de ingredientes e a tabela nutricional dos alimentos, e então estabelece uma nota de 0 a 100, a chamada foodscore. Ou seja, quanto mais próximo a 100, menos processado e com menores quantidades de gordura trans, açúcar e sódio será o produto.

O Desrotulando é destinado às pessoas que consomem produtos industrializados e desejam criar hábitos alimentares de acordo com o que é preconizado no Guia Alimentar para a População Brasileira. Chancelado pelo Ministério da Saúde, o guia recomenda o consumo de alimentos in natura e com o mínimo de processamento.

Aplicativo identifica alimentos que podem causar alergia ou intolerância

O app está disponível nas modalidades gratuita e premium e pode ser encontrado na AppStore e GooglePlay em qualquer país. Entretanto, no momento, são avaliados apenas produtos vendidos no Brasil. Na versão premium, o aplicativo ajuda ainda a identificar os alimentos que possuem ingredientes que podem causar alergia ou intolerância, como lactose ou glúten.

O aplicativo não avalia os produtos como sal, açúcar, adoçante, óleo, azeite, fermento, refrigerante, mel e papinha. A justificativa é que estas categorias necessitam de critérios de avaliação específicos, os quais o aplicativo ainda não detém.

Outras categorias como água, bebida alcoólica e produtos a granel, também não constam na lista porque não há a obrigatoriedade da rotulagem nutricional. Já as fórmulas infantis e os suplementos não são analisados pois seu uso deve ser prescrito por um profissional da saúde.