Nosso teste: Bio-C faz adequação no rótulo de vitamina

Nosso teste: Bio-C faz adequação no rótulo de vitamina

Teste inédito mostra risco na rotulagem de produto e, ainda, faz alerta da quantidade de sódio

“A rotulagem correta é uma das estratégias mais importantes para garantir a segurança dos consumidores”, afirma Henrique Lian, diretor de Relações Institucionais e Mídia da PROTESTE. E assim, a cada edição de novos testes, ela segue sendo avaliada. Em função disso, a PROTESTE e, consequentemente, os consumidores garantiram o aprimoramento do rótulo de uma marca de suplemento alimentar de vitamina C efervescente.

No mês de junho, publicamos em nossa Revista um teste inédito que comparou lotes das seis principais marcas de vitamina C + associação, disponíveis no mercado brasileiro. Uma delas, a Bio-C, acabou não sendo considerada na avaliação final porque não apresentava o alerta “Contém fenilalanina” no rótulo, uma exigência da legislação. A lista de ingredientes do produto apenas informava a presença de aspartame, edulcorante composto por fenilalanina.

Inserção de advertência no rótulo de vitamina C

Com a avaliação, a Proteste notificou a União Química, fabricante do Bio-C, e solicitou a correção da rotulagem. A boa notícia é que a empresa, prontamente, respondeu positivamente aos aprimoramentos sugeridos pela PROTESTE, informando que fará a inserção da advertência nos rótulos do suplemento.

O que é fenilalanina

A fenilalanina é um aminoácido essencial, obtido através da alimentação, que atua no funcionamento do sistema nervoso central. No entanto, portadores de fenilcetonúria, uma doença genética, que, segundo o Ministério da Saúde, acomete um entre 15 ou 25 mil recém-nascidos no Brasil, não metabolizam o composto, levando ao seu acúmulo no organismo e consequentemente, trazendo impactos negativos à saúde dos portadores. Uma das principais orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) às pessoas com essa deficiência é a atenção à presença e quantidade do componente em medicamentos e alimentos industrializados, para que possam restringir a ingestão. Daí a importância da informação no rótulo da vitamina C.

Nosso teste

A PROTESTE levou ao laboratório, com as análises regulamentadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), lotes de seis marcas de suplemento de vitamina C + associação: Benegrip, Bio-C, Raia, Redoxon, Vit Care e Vitaxon. “É importante mencionar que eles não são medicamentos, e sim suplementos alimentares, e no casos dos lotes avaliados, contam com outros componentes além da vitamina C, como zinco, vitamina D e argininina, variando entre cada produto”, explica Adrielle Rodrigues, especialista PROTESTE. Confira a diferença abaixo.

Resultados das vitaminas C + associação

Neste teste inédito, foi visto que eles entregam a quantidade de vitamina C prometida. Os resultados obtidos em laboratório foram comparados com os valores fornecidos nas tabelas nutricionais dos rótulos. Sendo assim, todos os lotes estão de acordo com o determinado, trazendo segurança ao consumidor.

Porém, o consumo rotineiro sem orientação de um profissional é desaconselhado, já que esse hábito pode oferecer riscos à saúde em decorrência da ingestão excessiva da vitamina, que pode causar formação de cálculos renais em indivíduos suscetíveis.

Alerta para hipertensos

Outros componentes desses comprimidos efervescentes merecem atenção, o sódio – ele está presente nas substâncias necessárias para a efervescência, como carbonato e bicarbonato de sódio.
A PROTESTE diante do resultado da análise faz um alerta às pessoas hipertensas: cautela na ingestão de vitamina C nessa forma farmacêutica. O valor médio declarado foi de 243 mg por porção diária recomendada (um comprimido). “Levando em conta que a Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de até 2.000 mg de sódio por dia, esse valor representa 12% da ingestão total do nutriente, o que é expressivo”, explica a especialista.

Suplemento alimentar ou medicamento?

No Brasil, os produtos para uso oral que contêm vitaminas e/ou minerais podem ser classificados em duas categorias:

  • Suplemento alimentar: é um produto para ingestão oral, em formas farmacêuticas, com o objetivo de suplementar a alimentação de pessoas saudáveis com certos nutrientes. Costuma ser indicado para quem apresenta uma demanda elevada, como atletas, ou para quem tem dificuldade de manter uma alimentação equilibrada, contribuindo para suprir as necessidades nutricionais do organismo. Suas alegações descrevem o papel metabólico e fisiológico que o nutriente desempenhará no organismo.
  • Medicamentos específicos: são produtos à base de vitaminas, minerais, aminoácidos ou proteínas, para uso oral, com indicações terapêuticas bem estabelecidas para prevenir ou curar doenças.

Os benefícios da vitamina C

A vitamina C traz diversos benefícios à saúde, tanto pela sua ingestão em alimentos quanto pela suplementação, quando houver indicação. O seu consumo auxilia:

  • Absorção de ferro dos alimentos vegetais.
  • Proteção dos danos causados pelos radicais livres, porque tem um papel antioxidante.
  • Funcionamento do sistema imunológico.
  • Formação de colágeno, proteína importante para a elasticidade da pele.
  • Processo de cicatrização de feridas.
  • Metabolismo energético.
  • Metabolismo de proteínas e gorduras.
  • Crescimento das células e produção de componentes fisiológicos importantes.

Saiba mais com os conteúdos da PROTESTE

Enfim, gostou do conteúdo? Continue no MinhaSaúde para acompanhar mais artigos sobre saúde e bem-estar. Constantemente publicamos informações e, por isso, convidamos você para conhecer também as novidades sobre direitos do consumidor e tecnologia nos blogs SeuDireito e ConectaJá.

Conheça também nossos testes comparativos e veja as avaliações dos principais produtos disponíveis no mercado. Em nossos testes são realizadas análises por nossos especialistas a partir de critérios importantes para o consumidor.