5 alimentos que você precisa lavar antes de cozinhar

5 alimentos que você precisa lavar antes de cozinhar

Leguminosas como feijão exigem lavagem para eliminar antinutrientes

Após a pandemia do coronavírus, a prática de higienizar as embalagens de alimentos tornou-se comum, mas é vital também lavar certos alimentos para prevenir contaminações.

Frutas, verduras e legumes devem ser lavados sob água corrente, evitando o uso de detergentes devido aos riscos de substâncias cancerígenas.

Após a lavagem, uma imersão em água com cloro ou produtos específicos ajuda na limpeza, seguida de enxágue em água corrente e secagem. Atenção especial deve ser dada às cascas intactas, enquanto bananas e mexericas não necessitam de lavagem, bastando um pano úmido.

No caso do arroz, embora a indústria o prepare para consumo imediato, a lavagem é opcional para remover eventuais resíduos. Leguminosas como feijão exigem remolho para eliminar antinutrientes, descartando-se a água de molho antes do cozimento, enquanto ovos e frutas secas devem ser higienizados, priorizando a remoção de impurezas.

Cogumelos frescos devem ser lavados apenas antes do cozimento, evitando a absorção excessiva de água, enquanto as toalhas de papel podem ser utilizadas para limpeza. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.