Água gelada faz mal à saúde? Notícia é falsa!

Água gelada faz mal à saúde? Notícia é falsa!

Circulou recentemente nas redes sociais a informação de que beber água gelada faz mal à saúde.

Circulou recentemente nas redes sociais a informação de que beber água gelada faz mal à saúde. O texto divulgado na internet afirma que ela pode provocar infarto, câncer, gordura no fígado e outros males no estômago e no intestino grosso.

Além disso, ela leva a assinatura do conhecido doutor Drauzio Varella. No entanto, essa mensagem é falsa. Fique atento e caso você tenha recebido essa mensagem, não considere essas informações.

Veja as informações abaixo e confirme que a água gelada não faz mal à saúde:

O texto afirma que a água gelada dá dor de garganta. Isso é, no máximo, uma meia verdade. Se a garganta está inflamada devido à ação de um vírus ou bactéria, a água gelada pode agravar a situação. Porém, ela em si não é o motivo do incômodo.

A corrente diz ainda que a água gelada fecha veias do coração. Além disso, ela e outras bebidas frias seriam a principal causa de ataques cardíacos. Ocorre que o infarto é deflagrado pelo entupimento das artérias, impedindo que o sangue chegue ao músculo mais importante do corpo. Ou seja, esse problema grave nada tem a ver com veias, e sim artérias.

E onde o líquido da vida entraria nessa história? Em lugar nenhum, pelo visto. “A água gelada não provoca infarto, nem entope os vasos sanguíneos”, atesta o cardiologista Abrão Cury.

De acordo com o médico, essa história pode ser uma deturpação de casos graves de hipotermia, que é uma queda excessiva da temperatura do corpo inteiro. “Ela é gerada por um ambiente de frio intenso e não pela água gelada consumida”, complementa.

Água gelada gera problemas no fígado, estômago e intestino grosso?

O texto espalhado pela internet garante que a água gelada afeta as paredes do estômago e o intestino grosso. De acordo com a mensagem, poderia chegar até a originar câncer nesses órgãos. “Não existem estudos que comprovem essas alegações”, aponta a gastroenterologista do Instituto Endovitta, Elaine Moreira.

água gelada faz mal
A médica explica que, mesmo se ingerirmos um líquido frio, ele vai sendo aquecido até chegar no estômago. Portanto, quando chega ao intestino, a bebida já estará quente. Portanto, as afirmações não têm lógica.

A corrente diz ainda que a água gelada “prende” a gordura no fígado, o que seria uma grande razão das pessoas precisarem de transplante. Isso também não é verdade. Os líquidos que engolimos sequer passam por esse órgão durante a digestão.

A tal da gordura no fígado – chamada de esteatose hepática pelos médicos – é consequência de consumo excessivo de álcool, sedentarismo, diabetes e obesidade. A água não tem qualquer relação com a história.

A PROTESTE luta pelo acesso dos brasileiros a informações de saúde precisas e verdadeiras. Associados contam com uma consultoria de bem estar e nutrição. Assim, podem obter informações sobre saúde com a segurança da PROTESTE.