Por que temos preguiça de fazer exercícios?

Por que temos preguiça de fazer exercícios?

Mesmo sabendo que praticar exercícios é bom para saúde e provoca bem-estar, temos preguiça de fazer atividades físicas

Por que não conseguimos praticar atividades físicas mesmo sabendo que faz bem e que teremos uma sensação boa no final? A questão foi tema de vídeo publicado pelo médico Drauzio Varella, em seu canal no Youtube, onde ele explica por que as pessoas têm tanta preguiça de praticar atividades físicas.

A atividade física é contra a natureza humana. Já viu uma girafa correndo para perder barriga ou uma onça dando um pique? Nenhum animal desperdiça energia

Segundo o médico, os animais gastam energia em três situações: em busca de sexo, atrás de comida, ou fugindo de predadores. “Tendo essas três necessidades satisfeitas, ele fica parado, descansando”.

A explicação para isso, de acordo com Drauzio, se deve ao fato de que o cérebro humano foi moldado em uma época de miséria, em que não havia comida. “Com isso, nós tendemos a comer o máximo que podemos, como faziam os nossos ancestrais. Depois ficarmos parados, sem fazer exercício. Por isso temos tanta preguiça”.

Como combater a preguiça?

O médico falou sobre sua rotina de exercícios e como lida com a preguiça. “Durante o primeiro quilômetro de corrida, sou dominado por um único pensamento: não há o que justifique um cidadão passar pelo que estou passando. Só continuo porque sei que vai melhorar”, brincou.

Ele relata ainda que o exercício só fica bom quando chega ao fim. “Quando acaba a gente se sente bem, vem aquela sensação agradável. Você pensa: agora posso passar o dia sentado, sem nenhum problema”, destaca.

Por fim, o médico dá a dica para quem deseja manter uma rotina de exercícios. “Se você está esperando vir a vontade de fazer exercício, ela não virá. Posso garantir. Você só conseguirá fazer exercício se você encarar isso com disciplina militar. Se você encarar como uma coisa muito importante na sua vida”.