Após ondas de calor, o frio vai voltar para São Paulo?

Após ondas de calor, o frio vai voltar para São Paulo?

A primavera pode ser marcada por pancadas de chuva e frio no fim do mês

Conforme a previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura), a capital paulista (SP), após passar por recordes de temperatura que atingiram os 36,8° C, irá continuar enfrentando uma onda de calor persistente até o fim deste mês, quando chega o frio. 

A expectativa para esta semana de primavera é de que a capital continue a sentir os efeitos de uma massa de ar quente e seca, com uma possível redução do calor apenas no fim da semana, com a chegada de pancadas de chuva. Após a última quinta-feira (28), a previsão é de retorno das chuvas isoladas na cidade e queda de temperatura. 

A Defesa Civil de São Paulo projeta uma estação com características semelhantes ao verão, com altas temperaturas e episódios esporádicos de chuva intensa, atribuídos em parte ao fenômeno El Niño. Modelos meteorológicos mostram um início de outubro mais seco, tendo a segunda metade do mês com chuvas intermitentes.

De acordo com o site Exame, o GCE declarou que o calorão, só começou a diminuir na quinta-feira (28), “com a previsão do retorno das chuvas na forma de pancadas isoladas em São Paulo”. A recomendação dos especialistas é de atenção com a saúde e o meio ambiente.

O ar seco dificulta a dispersão de poluentes e favorece a formação de queimadas, que prejudicam a qualidade do ar, além de elevar os riscos à saúde humana, principalmente em idosos e crianças.