Azeite de oliva ajuda a emagrecer? Veja 3 benefícios do óleo vegetal

Azeite de oliva ajuda a emagrecer? Veja 3 benefícios do óleo vegetal

O azeite também mostrou-se benéfico no combate às dores

O azeite de oliva é apreciado não apenas pelo seu sabor, mas também por sua riqueza nutricional. Além de auxiliar na perda de peso e na redução de problemas cardiovasculares, o azeite extravirgem, com baixa acidez, preserva seus nutrientes quando utilizado em pratos frios, como saladas e petiscos.

Enquanto isso, o azeite virgem, com maior acidez, é indicado para preparações quentes, como carnes, mantendo suas propriedades e sabor quando aquecido. Essas características explicam a alta demanda por esse produto milenar, valorizado por suas virtudes gastronômicas e benefícios à saúde.

O azeite de oliva, apesar de calórico, pode ser um aliado na perda de peso quando incluído na alimentação de forma equilibrada. Estudos revelam que seguir uma dieta rica em azeite contribui para elevar a capacidade antioxidante e reduzir o peso corporal, conforme pesquisa da National Library of Medicine.

Além disso, a adição do azeite na dieta demonstrou ser eficaz na prevenção da diabetes em pessoas com alto risco cardiovascular, segundo estudo publicado na revista Diabetes Care, baseado em testes realizados ao longo de quatro anos com 418 participantes, destacando-se pela redução nos níveis de glicose no sangue após o consumo.

Por fim, o azeite também mostrou-se benéfico no combate às dores, especialmente as causadas pela artrite reumatóide, conforme evidenciado por estudos da Universidade de Londrina, que apontaram uma melhora significativa em pacientes que combinaram o uso de óleo de peixe com azeite durante o tratamento. As informações são do Globo Rural. 

Uma pesquisa feita pela PROTESTE, avaliou diversas marcas e tipos de azeites, oferecendo aos consumidores informações importantes sobre a qualidade e procedência desses produtos. Para conferir os resultados, clique no link