Benefícios dos ovos – conheça e inclua na dieta

Benefícios dos ovos – conheça e inclua na dieta

Com preços mais em conta diante da onda de calor, os ovos se tornam uma opção nutritiva e ainda mais barata

As altas temperaturas trazem bons ventos? Parece que sim. Os ovos podem baixar de preço. A onda de calor que atinge grande parte do Brasil e a oferta abundante do alimento levam os produtores a oferta de descontos para que não percam a produção.

Independentemente do desconto que o consumidor vai encontrar nas gôndolas, os ovos trazem benefícios à saúde – aumento de massa muscular e prevenção as doenças dos ossos, entre muitos descritos abaixo. Vamos lembrar, também, do resultado da avaliação da PROTESTE comparando a composição nutricional dos ovos brancos e vermelhos de granja e os caipiras.

Mas antes de tudo, já segue a dica – os ovos precisam estar na geladeira e nesta temperatura não dá pra descuidar. “O ideal é mantê-los fechadinhos dentro da caixa e sem lavá-los. De preferência no fundo da geladeira, onde eles sofrem menos exposição ao abre-e-fecha da porta” alerta Fernanda Taveira, especialista PROTESTE. Confira outras dicas no final deste texto.

Nosso teste

Uma alimentação equilibrada, de forma geral, envolve também o consumo de ovos. Afinal, os benefícios são inúmeros e trazem uma série de nutrientes que auxiliam o bom funcionamento do nosso organismo. Presentes no alimento, avaliamos no teste a concentração de alguns minerais e vitaminas, além da gordura e proteína.

Conheça e entenda suas vantagens:

> Proteínas

Colabora na manutenção de funções vitais do organismo e auxília na construção muscula.

> Gorduras

Participa na produção de hormônios e no auxílio do transporte de vitaminas.

> Minerais

• Cálcio: importante para a saúde óssea, estimula contração muscular e melhora a coagulação sanguínea, reduzindo a pressão arterial;
• Ferro: previne anemia, preserva a saúde do coração e produz energia no organismo;
• Selênio: tem ação anticancerígena, fortalece as defesas do corpo, desintoxica o organismo e reduz o risco de doenças do coração;
• Zinco: também tem ação anticancerígena, é importante para memória e melhora as defesas do organismo e a cicatrização;
• Potássio: alivia cãibras, fortalece os ossos, reduz a pressão arterial e, ainda, auxilia na concentração e memória

> Vitaminas

• D3: melhora humor e sintomas relacionados à depressão, auxilia na redução da pressão arterial, fortalece o sistema imunológico e previne osteopenia/osteoporose;
• A: melhora a visão, auxilia na redução de rugas e, para as crianças, auxilia no crescimento;
• E: Previne rugas e dá mais firmeza à pele, melhora na cicatrização, auxilia na redução dos níveis de colesterol e fortalece o sistema imunológico;
• B8: mais uma vez colabora para concentração e memória e previne doenças cardíacas;
• B12: previne a anemia megaloblástica e é importante para o sistema nervoso, melhorando, também, os sintomas relacionados à depressão e Previnindo doenças cardiovasculares e osteoporose.

Vamos entender as diferenças

A PROTESTE analisou a composição nutricional de lotes de ovos de galinha brancos e vermelhos de granja e de ovos vermelhos caipira, ambos do tipo grande categoria A, disponíveis no mercado. “Quem compra os ovos vermelhos caipiras achando que vão consumir mais nutrientes do que se estivessem comprando os de granja, o resultado surpreende. O teste não encontrou diferença significativa entre eles. Em alguns casos, inclusive, a quantidade de nutrientes foi menor nos ovos caipiras”, avalia a especialista.

Acompanhe as tabelas de resultados e nossos critérios:

Dicas de consumo

Agora que já sabe os benefícios e as diferenças de nutrientes entre os tipos de ovos, a forma de preparo de receitas podem influenciar em seu potencial nutritivo. “Preparar o alimento cozido o torna menos calórico. Se o preparo for frito, é importante não usar em excesso fontes de calorias, como óleos e manteigas”, alerta Fernanda. O mesmo vale para outros pratos: use os ingredientes de maneira equilibrada, sem adicionar muito sal, óleos e açúcares.

O mais importante é não consumir o ovo cru ou malcozido, pois ele pode conter salmonela, bactéria responsável por sintomas como febre, diarreia e vômitos. Observe também a validade do produto, as condições da embalagem e o aspecto do ovo antes de ingerir (se apresentar cheiro ruim e forte, é melhor descartar).

Uma dica que ajuda a saber se um ovo está próprio para consumo ou não (sem precisar quebrá-lo):

1. Encha um recipiente com água e coloque o ovo dentro;
2. Se o ovo estiver fresco, ele irá para o fundo, pois é mais pesado do que a água;
3. Caso o ovo fique boiando, é porque não está fresco e, portanto, impróprio para consumir.

Conheça outros serviços oferecidos pela PROTESTE

Agora que você já conhece os principais tipos de mel, seus benefícios e o que avaliar quando for escolher o produto, acompanhe outros artigos sobre saúde e bem-estar no blog MinhaSaúde. Visite os blogs ConectaJá e SeuDireito para conferir as novidades sobre tecnologia e direito do consumidor, respectivamente.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, tem a missão de contribuir para a qualidade de vida das pessoas, dando orientações e informações úteis que facilitam o seu dia a dia.

Veja nossos outros testes comparativos com produtos de diferentes categorias disponíveis no mercado, de eletrônicos a itens alimentares. Veja os relatórios feitos pelos nossos especialistas para montar um cardápio saudável e fazer a melhor escolha com base no custo-benefício.

Conheça o canal Reclame e envie sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço. A mensagem será encaminhada para a empresa em busca de uma solução para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados têm o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.