Café ajuda a emagrecer? Veja os benefícios para a saúde
O consumo moderado da bebida pode ajudar em algumas funcionalidades do organismo
Tradicionalmente brasileiro, o café também conquistou paladares pelo mundo e se tornou uma bebida coringa para começar o dia. Além disso, por conta de sua diversidade de sabores e intensidades, ele se tornou um fácil harmonizador de refeições.
Entretanto, sua qualidade não fica somente no âmbito gastronômico, pois ele também é um ótimo aditivo para a saúde. Isso porque ele pode ajudar no processo de emagrecimento, segundo um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Bristol e do Imperial College London, no Reino Unido, e do Instituto Karolinska, na Suécia.
Com base em marcadores genéticos e informações de bancos de dados genéticos pré-existentes, os pesquisadores fizeram a análise de cerca de 10 mil pessoas. O resultado apresentou a hipótese de que a cafeína funciona como um termogênico no corpo, o que aumenta a produção de calor e a oxidação da gordura, transformando-a em energia.
Entretanto, os responsáveis pela pesquisa apontaram que ainda é necessário mais estudos para que esta hipótese seja confirmada. Enquanto isso, outros benefícios deste ingrediente já são conhecidos pela ciência, veja:
Efeito estimulante
Ao ser consumida em níveis baixos a moderados, a cafeína presente no café pode ter ação estimulante. Desta forma, dá para diminuir o sono enquanto sua energia aumenta.
Melhora o desempenho nos exercícios
Com esta ação estimulante no ponto anterior, o café também promove mais energia para a prática de exercícios. Isso porque a bebida favorece a ação dos músculos durante as atividades pois eles passam a usar a gordura como fonte de energia em vez dos açúcares dos carboidratos.
Previne o Parkinson
Alguns estudos mostram que o café pode ser eficaz para a prevenção do Parkinson. Um mostrou que homens que consumiam de três a quatro xícaras de café por dia tinham um risco cinco vezes menor de desenvolver a doença do que os não-consumidores.
Outro apontou que homens que bebiam diariamente uma xícara da bebida tinham um risco 50% menor de desenvolver o Parkinson.
Malefícios do consumo excessivo
No entanto, alguns estudos mostram que o consumo excessivo a longo prazo do café pode trazer malefícios para a saúde. Alguns deles seriam:
- Nervosismo e irritabilidade
- Insônia e distúrbios no sono
- Perda de memória
- Problemas digestivos como diarréias, náuseas e azia.
As informações são do site TudoGostoso.