Chá de banana com cravo-da-índia: veja benefícios e como preparar

Chá de banana com cravo-da-índia: veja benefícios e como preparar

Descubra como esta combinação única de ingredientes pode oferecer uma variedade de benefícios para a saúde

Desfrutar de uma xícara de chá é uma forma reconfortante e saudável de cuidar de si mesmo, especialmente quando incorporamos ingredientes naturais e benéficos, como a banana e o cravo-da-índia.

Combinando o sabor doce e suave da banana com o aroma picante e terroso do cravo, este chá não só agrada ao paladar, mas também oferece uma variedade de benefícios para a saúde. Se você está procurando uma maneira deliciosa de relaxar e se sentir revitalizado, o chá de banana com cravo é a escolha perfeita.

3 Benefícios do chá de banana:

Melhora do sono: A banana é rica em potássio, magnésio e triptofano, promovendo uma melhor qualidade de sono. O triptofano, um aminoácido, estimula a produção de hormônios indutores do sono, como a melatonina e a serotonina, proporcionando uma sensação de bem-estar e prazer que beneficia pessoas com ansiedade, compulsão alimentar e insônia.

Ação antioxidante: Tanto a banana quanto o cravo-da-índia possuem propriedades antioxidantes que combatem a formação de radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e problemas crônicos. O eugenol presente no cravo é especialmente eficaz, sendo cinco vezes mais potente que a vitamina E na prevenção do efeito oxidativo causado pelos radicais livres.

Proteção hepática: Estudos demonstram que as substâncias encontradas no cravo têm efeitos benéficos no fígado. Experimentos em ratos com quadros de gordura hepática mostraram melhora na função hepática, redução da inflamação e níveis menores de estresse oxidativo após o consumo de óleo de cravo ou eugenol.

Chá de banana com cravo

Ingredientes:

  • 2 bananas maduras
  • 20 cravos-da-Índia
  • 700 ml de água filtrada

Modo de preparo:

  • Comece descascando as bananas e cortando-as em rodelas.
  • Em uma panela, adicione as rodelas de banana, os cravos-da-Índia e a água filtrada.
  • Leve a panela ao fogo médio e deixe ferver por cerca de 10 a 15 minutos, ou até que as bananas estejam bem cozidas.
  • Desligue o fogo e deixe a mistura descansar por alguns minutos para que os sabores se infundam.
  • Em seguida, coe o chá para remover os pedaços de banana e os cravos.
  • Sirva o chá quente e desfrute dos seus benefícios para a saúde.

As informações são do Globo Rural.