Gengibre ajuda a combater os radicais livres? Veja 4 benefícios dessa raiz
Conheça os múltiplos usos medicinais dessa raiz milenar e suas propriedades antioxidantes
Originário da família Zingiberaceae, a mesma família do cardamomo e da cúrcuma, o gengibre tem uma origem incerta, mas é conhecido por ser cultivado e utilizado há mais de 5 mil anos por indianos e chineses, principalmente para fins medicinais.
Ele tem sido utilizado como coadjuvante no tratamento de pacientes em quimioterapia, ajudando a reduzir náuseas pós-tratamento e os efeitos colaterais de medicamentos anti-náusea.
Além disso, o gengibre é conhecido por sua capacidade de diminuir o desgaste das células devido à sua alta concentração de antioxidantes, controlando os radicais livres no corpo, o que pode ajudar na prevenção de danos celulares.
Outros benefícios incluem alívio da sensação de náusea, estímulo do esvaziamento gástrico e melhoria do desconforto associado ao enjoo durante a gravidez.
Sua composição química, especialmente a presença de gingerol, contribui para sua eficácia na promoção da digestão eficiente e na saúde gastrointestinal. As informações são do National Geographic.