Chia: quem não pode comer? Veja quando o consumo deve ser evitado

Chia: quem não pode comer? Veja quando o consumo deve ser evitado

Descubra como a chia pode beneficiar sua saúde, mas atente-se aos riscos para certos grupos

A chia conquistou espaço entre os adeptos da alimentação saudável devido aos seus inúmeros benefícios, incluindo a capacidade de auxiliar na perda de peso e regular o colesterol, além de atuar na prevenção de doenças como o diabetes e problemas cardiovasculares. No entanto, mesmo sendo altamente nutritiva, há casos em que seu consumo deve ser evitado.

De acordo com a nutricionista Isabella Farias, pacientes com doenças intestinais inflamatórias, como a diverticulite, devem evitar o consumo de chia.

Isso ocorre porque as sementes podem obstruir os divertículos, causando complicações. Os perigos da chia para esses pacientes incluem queda ou aumento da pressão arterial, diarreia, constipação, gases, dor abdominal e até mesmo asfixia.

Além da diverticulite, outras doenças intestinais inflamatórias como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa contraindicam o consumo de chia.

Alergias a sementes e pressão arterial desregulada também são razões para evitar o consumo dessa semente. Por isso, é fundamental que pessoas com essas condições consultem um profissional de saúde antes de incorporar a chia em sua dieta. As informações são do Minha Vida.