Como instituições transformam lacres em cadeiras de rodas? Veja como doar
De acordo com a OMS e Unicef, muitas pessoas no mundo precisam de produtos básicos para ter uma qualidade de vida
Em um relatório feito pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OMS (Organização Mundial da Saúde), ao todo, existem 2,5 bilhões de pessoas no mundo que necessitam de produtos como cadeiras de rodas e aparelhos auditivos, mas não têm acesso a eles. Por isso, projetos sociais e organizações são essenciais e, além de ajudarem quem precisa, coletam resíduos que iriam virar lixo e os transformam em algo bom e necessário. Veja como essas ONGs transformam lacres em cadeiras de rodas para crianças que precisam.
Um exemplo significativo dessas instituições é o Instituto Entre Rodas, que coleta lacres e os reverte em cadeiras de rodas. Após adquirir uma boa quantidade desse material, eles são levados até uma cooperativa, que compra e vende para outra empresa, gerando lucro para a instituição. Essas cadeiras são adquiridas para o uso de crianças, elas são sob medida, mais leves e facilitam sua mobilidade.
A instituição destina as cadeiras para crianças que estão inscritas no projeto, tenham entre cinco e quatorze anos e estejam matriculadas na escola. Além de receber doações de lacres, também é possível doar dinheiro para o instituto, já que são necessários 800 kg de lacres, o equivalente a 3,2 milhões de anéis, para comprar somente uma cadeira. A organização diz que não coleta as latas inteiras para não prejudicar a renda que os catadores de materiais recicláveis têm.
Quer doar para a instituição? De acordo com o portal Viva Bem do UOL, só é necessário ir até um dos pontos de coleta do Entre Rodas para doar. É possível conferir suas unidades no site do instituto e realizar a entrega da doação.