Buscar
MinhaSaúde - Radarproteste
Alterar Contraste Alterar Tamanho da Fonte Acesse o nosso perfil no Facebook Acesse o nosso perfil no Instagram Acesse a nossa conta do X Acesse o nosso perfil no YouTube Acesso o nosso perfil no LinkedIn

Como plantar caroço de cereja em casa? Veja dicas de plantio

Já imaginou transformar aquele caroço de cereja que normalmente iria para o lixo em uma árvore cheia de vida? Com um pouco de dedicação e paciência, é possível iniciar o cultivo de uma cerejeira em casa, mesmo sem muita experiência com jardinagem. Além de ser econômico, esse processo é uma forma sustentável e recompensadora de conectar-se com a natureza.

Quando e como plantar

O primeiro passo é escolher frutas frescas, preferencialmente cerejas orgânicas ou de cultivo caseiro. Depois de remover a polpa, lave bem os caroços e deixe-os secar. Para que germinem, é necessário simular o inverno, processo chamado de estratificação. Basta guardar os caroços em um recipiente com substrato úmido na geladeira por cerca de 10 a 12 semanas. Isso “acorda” a semente, ativando seu ciclo natural.

Após o período de refrigeração, plante os caroços em pequenos vasos com terra bem drenada e rica em matéria orgânica. O ideal é enterrá-los levemente, a cerca de dois ou três centímetros. A melhor época para isso é o final do verão ou o começo do outono, quando a temperatura ainda está amena, favorecendo o crescimento inicial.

Cuidando das primeiras mudas

Com o tempo, as sementes germinarão e pequenas mudas começarão a surgir. Quando alcançarem cerca de 15 centímetros, já estarão prontas para a próxima etapa: a transferência para um vaso maior ou para o solo. Escolha um local que receba sol direto e mantenha o solo sempre bem drenado.

Do caroço ao jardim

Com os cuidados certos, regas moderadas, boa iluminação e paciência, você poderá ver sua cerejeira crescer dia após dia. E, com o passar dos anos, ela poderá florescer e até dar frutos saborosos como a cereja. As informações são do Tudo Gostoso. 

Já reparou?

A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.

Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.

Tags