Como serão seus últimos 10 anos de vida?

Como serão seus últimos 10 anos de vida?

A instituição canadense Heart And Stroke Foundation levanta questões sobre qualidade da saúde na última década da vida

Como serão seus últimos 10 anos de vida? Você estará bebendo uma taça de vinho ao lado do seu parceiro? Ou ouvirá o som de um monitor de batimento cardíaco ao lado da cama do hospital? E como hábitos saudáveis podem influenciar no seu futuro?

A instituição canadense Heart And Stroke Foundation lançou a campanha “Make Health Last” (em português, Faça sua saúde durar), na qual levanta questões sobre a qualidade da saúde nos últimos anos de vida.

Clique aqui para ler esta matéria: Cuidado ao idoso é uma das profissões do futuro

Em vídeo divulgado recentemente, a fundação mostra uma simulação de como pode ser a última década da vida. A publicação destaca ainda como os canadenses costumam passar esse período com problemas de saúde.

Já conhece o Serviço Saúde, da Proteste? Agende consultas com desconto.

A história se passa em tom comovente e apresenta um homem mais velho, vivendo dois tipos de vidas. Em uma delas, está curtindo com sua família, enquanto na segunda, está vivendo em um hospital.

Hábitos saudáveis

De acordo com o estudo de 2011 do Statistics Canada, o câncer é atualmente a principal causa de morte para os cidadãos do país. Em seguida, estão as doenças cardíacas e derrames. Um relatório anterior da Health and Stroke Foundation também descobriu que muitos canadenses não tinham tempo para cuidados com a saúde, como praticar exercícios e comer refeições nutritivas.

Diante das estatísticas e com o objetivo de influenciar a adoção de hábitos mais saudáveis, a campanha traz questionamentos como: “Você será rápido o suficiente para um jogo com seu neto? Forte o suficiente para abraçar cada momento? Você envelhecerá com vitalidade? Ou envelhecerá com a doença? É hora de decidir”.

Por isso, o comercial impactou o blogueiro do Huffington Post Canada, Jarrah Hodge. Ele contou que sua reação foi sentir-se inseguro. “Pude visualizar a diferença entre as duas vidas e a voz daquele homem ficou me perseguindo”.