Compras demandam atenção em tempos de Covid-19

Compras demandam atenção em tempos de Covid-19

Além dos cuidados com a higiene pessoal ao voltar do supermercado, o consumidor também precisa adotar algumas medidas na higienização dos produtos

Apesar da necessidade do confinamento devido ao novo coronavírus, algumas atividades como fazer compras no supermercado permanecem sendo necessárias, principalmente para quem não tem acesso a compras online ou a estabelecimentos que façam entrega. Além dos cuidados com a higiene ao voltar do mercado, o consumidor também precisa adotar algumas medidas na higienização dos produtos, mesmo que esses sejam adquiridos através do delivery. 

A coordenadora do Centro de Competência de Saúde e Alimentação da PROTESTE, Pryscilla Casagrande, deu algumas orientações sobre esse assunto na live da série Tête-à-Tête com a PROTESTE, realizada nesta quarta-feira (25/3), no Instagram da associação. Veja as principais recomendações:

  • Só compre alimentos que estejam em embalagens lacradas.
  • Use a sua própria sacola reutilizável. Caso não tenha, quando chegar com as compras, descarte as sacolas plásticas, se possível do lado de fora da residência.
  • Para guardar os produtos, se possível, retire a embalagem e armazene os alimentos em potes com boa vedação. Para produtos que possuem embalagem secundária, como os congelados (pizza, lasanha etc), retire e descarte a embalagem externa de papel (secundária), higienize a embalagem interna (primária) e armazene no congelador.
  • Higienize tudo com álcool gel 70%, se tiver, antes de armazená-los na geladeira, no congelador ou no armário. Caso a embalagem seja de plástico, o ideal é lavá-la com água e sabão (observe antes se a embalagem não possui pequenos furos por onde possa passar água e sabão para o alimento).
  • Observe sempre a data de validade antes de consumir os produtos e não consuma-os após esta data.
  • Lave e desinfete sempre as frutas, verduras e legumes antes de guardá-las. Para isso, retire as folhas estragadas e lave o restante em água corrente. 
  • Para uma melhor limpeza de frutas, verduras e legumes, utilize um recipiente limpo e misture uma colher de sopa de água sanitária em um litro d’água, mergulhe os alimentos e deixe-os por 10 minutos ou utilize produtos próprios para este fim, mas leia o rótulo e verifique o tempo e a concentração indicados pelo fabricante. Após a desinfecção, enxágue-os novamente em água corrente, seque bem e guarde.
  • No caso específico da banana, é sugerido higienizar as mãos logo após o consumo da fruta, apesar de não haver estudos que comprovem a transmissão do coronavírus pela ingestão de alimentos.
  • Ovos também devem ser lavados com água e sabão antes de serem guardados.
  • Retire as cascas das frutas antes de comê-las para evitar também a alta ingestão de agrotóxicos.
  • Nunca compartilhe utensílios entre alimentos crus e prontos para não contaminar os alimentos prontos. Isso evita a contaminação cruzada.
  • Evite comer alimentos crus. O ideal é que todo alimento ao ser preparado chegue a pelo menos 70°C (nas partes interna e externa). A alta temperatura ajuda a eliminar microrganismos mais resistentes. Se o alimento estiver cru por dentro significa que não atingiu a temperatura ideal para inativar ou destruir os microrganismos. Neste caso, há um alto risco de contaminação, o que pode desencadear uma infecção gastrointestinal, dependendo das condições do indivíduo.

Higiene pessoal contra o coronavírus após o retorno das compras

Além dos cuidados com os alimentos, a especialista também reforçou orientações importantes de higiene pessoal para evitar a contaminação durante o processo de armazenamento seguro dos produtos em casa. Veja quais são:

  • Ao chegar do mercado, realize todas as medidas de higiene necessárias antes de manipular os alimentos comprados, inclusive trocar a roupa que foi ao mercado. 
  • Lave bem as mãos em água corrente e com sabão, seguindo os procedimentos recomendados pelas autoridades de saúde e/ou passe álcool gel 70% nas mãos e antebraços.

Manuseie os alimentos com higiene e segurança

Não há, por enquanto, nenhum estudo que comprove a transmissão do coronavírus por meio de alimentos. Mas, nem por isso, você pode deixar de se precaver. Veja abaixo algumas dicas da PROTESTE sobre o que fazer quando chegar das compras para manter a sua higiene pessoal e a forma correta de fazer a desinfecção dos mantimentos.

compras coronavirus
Clique aqui pra ampliar a imagem.

Guia PROTESTE para o Consumidor - informações práticas sobre seus direitos na quarentena

LEIA AGORA GRATUITAMENTE arrow_right_alt