Apesar da necessidade do confinamento devido ao novo coronavírus, algumas atividades como fazer compras no supermercado permanecem sendo necessárias, principalmente para quem não tem acesso a compras online ou a estabelecimentos que façam entrega. Além dos cuidados com a higiene ao voltar do mercado, o consumidor também precisa adotar algumas medidas na higienização dos produtos, mesmo que esses sejam adquiridos através do delivery.
A coordenadora do Centro de Competência de Saúde e Alimentação da PROTESTE, Pryscilla Casagrande, deu algumas orientações sobre esse assunto na live da série Tête-à-Tête com a PROTESTE, realizada nesta quarta-feira (25/3), no Instagram da associação. Veja as principais recomendações:
- Só compre alimentos que estejam em embalagens lacradas.
- Use a sua própria sacola reutilizável. Caso não tenha, quando chegar com as compras, descarte as sacolas plásticas, se possível do lado de fora da residência.
- Para guardar os produtos, se possível, retire a embalagem e armazene os alimentos em potes com boa vedação. Para produtos que possuem embalagem secundária, como os congelados (pizza, lasanha etc), retire e descarte a embalagem externa de papel (secundária), higienize a embalagem interna (primária) e armazene no congelador.
- Higienize tudo com álcool gel 70%, se tiver, antes de armazená-los na geladeira, no congelador ou no armário. Caso a embalagem seja de plástico, o ideal é lavá-la com água e sabão (observe antes se a embalagem não possui pequenos furos por onde possa passar água e sabão para o alimento).
- Observe sempre a data de validade antes de consumir os produtos e não consuma-os após esta data.
- Lave e desinfete sempre as frutas, verduras e legumes antes de guardá-las. Para isso, retire as folhas estragadas e lave o restante em água corrente.
- Para uma melhor limpeza de frutas, verduras e legumes, utilize um recipiente limpo e misture uma colher de sopa de água sanitária em um litro d’água, mergulhe os alimentos e deixe-os por 10 minutos ou utilize produtos próprios para este fim, mas leia o rótulo e verifique o tempo e a concentração indicados pelo fabricante. Após a desinfecção, enxágue-os novamente em água corrente, seque bem e guarde.
- No caso específico da banana, é sugerido higienizar as mãos logo após o consumo da fruta, apesar de não haver estudos que comprovem a transmissão do coronavírus pela ingestão de alimentos.
- Ovos também devem ser lavados com água e sabão antes de serem guardados.
- Retire as cascas das frutas antes de comê-las para evitar também a alta ingestão de agrotóxicos.
- Nunca compartilhe utensílios entre alimentos crus e prontos para não contaminar os alimentos prontos. Isso evita a contaminação cruzada.
- Evite comer alimentos crus. O ideal é que todo alimento ao ser preparado chegue a pelo menos 70°C (nas partes interna e externa). A alta temperatura ajuda a eliminar microrganismos mais resistentes. Se o alimento estiver cru por dentro significa que não atingiu a temperatura ideal para inativar ou destruir os microrganismos. Neste caso, há um alto risco de contaminação, o que pode desencadear uma infecção gastrointestinal, dependendo das condições do indivíduo.
Higiene pessoal contra o coronavírus após o retorno das compras
Além dos cuidados com os alimentos, a especialista também reforçou orientações importantes de higiene pessoal para evitar a contaminação durante o processo de armazenamento seguro dos produtos em casa. Veja quais são:
- Ao chegar do mercado, realize todas as medidas de higiene necessárias antes de manipular os alimentos comprados, inclusive trocar a roupa que foi ao mercado.
- Lave bem as mãos em água corrente e com sabão, seguindo os procedimentos recomendados pelas autoridades de saúde e/ou passe álcool gel 70% nas mãos e antebraços.
Manuseie os alimentos com higiene e segurança
Não há, por enquanto, nenhum estudo que comprove a transmissão do coronavírus por meio de alimentos. Mas, nem por isso, você pode deixar de se precaver. Veja abaixo algumas dicas da PROTESTE sobre o que fazer quando chegar das compras para manter a sua higiene pessoal e a forma correta de fazer a desinfecção dos mantimentos.
