Embolia pulmonar: entenda condição que fez cantor Anderson, do Molejo, ser internado
Embolia pode ocorrer a partir de uma trombose; veja a definição do Ministério da Saúde
O cantor Anderson Leonardo, de 51 anos, do grupo Molejo, teve uma atualização em seu quadro clínico na última segunda-feira (11). Internado no último domingo (10), em um hospital no Rio de Janeiro, para tratar uma pneumonia, o músico passou por novos exames e foi constatado uma embolia pulmonar de quadro estável.
A informação foi confirmada pela assessoria do cantor por meio de uma nota nas redes sociais. “Após uma revisão médica e novos exames mais específicos foi constatado uma embolia pulmonar com o quadro estável. Mais uma vez contamos com as orações e o apoio dos amigos, fãs e contratantes”, diz a nota.
Ver essa foto no Instagram
O que é embolia pulmonar?
Segundo o Ministério da Saúde, a embolia pulmonar pode ocorrer a partir de uma trombose, quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de ‘embolia’. Além do pulmão, uma embolia pode ficar presa no cérebro, no coração ou em outra área, levando a graves lesões.
Em outubro de 2022, o cantor Anderson Leonardo publicou um comunicado nas redes sociais revelando que havia sido diagnosticado com câncer. Na época, ele não informou onde o tumor estava localizado e disse que já estava em tratamento.
Dois meses depois, durante um voo em que ele estava a bordo, uma comissária anunciou que Anderson estava curado. “Informamos que o senhor Anderson Leonardo, do grupo Molejo, encontra-se a bordo deste voo e todos nós estamos muito felizes pela sua cura do câncer”, afirmou na ocasião.