O inverno tem início às 23h42 desta sexta-feira (20), e com ele vêm mudanças marcantes no tempo em todo o país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem sentir o frio com mais intensidade.
Geadas são esperadas nessas regiões, especialmente nas partes mais elevadas. E se você mora nas serras do Sul, prepare-se: há chance de neve durante os próximos meses.
Nordeste
Enquanto o frio domina outras regiões, o Nordeste seguirá com seu tradicional clima seco de inverno. Mesmo com previsão de chuvas dentro da média para o interior, não há expectativa de mudança no cenário de estiagem, que é típico desta época do ano. A população deve seguir alerta para a baixa umidade e os impactos na agricultura e no abastecimento.
Previsão regional
Santa Catarina e Rio Grande do Sul podem ter um inverno com chuvas dentro ou até acima da média. Já o Paraná tende a registrar menos precipitação. No Sudeste, o cenário é de poucas chuvas, com exceção do litoral, onde frentes frias podem provocar pancadas isoladas. No Norte e Centro-Oeste, a seca se intensifica e a umidade do ar pode despencar abaixo dos 30%.
Durante os próximos meses, cidades do Centro-Oeste e do Norte devem conviver com dias muito secos, o que aumenta os riscos de queimadas e problemas respiratórios. Por isso, é essencial redobrar os cuidados com a hidratação e evitar exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes.
Estação pede atenção e planejamento
O inverno brasileiro traz paisagens bonitas, mas também exige preparo. Roupas quentes, atenção à saúde e ao clima seco devem estar no seu radar. Ficar por dentro da previsão é o melhor caminho para enfrentar os próximos meses com mais conforto e segurança. As informações são do O Dia.
Já reparou?
A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.
Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.