Hidroginástica: uma atividade para todas as idades

Hidroginástica: uma atividade para todas as idades

Muito conhecida como um exercício para os idosos, a hidroginástica também pode ser muito eficaz para os jovens

Uma ótima opção para quem gosta de atividades na piscina é a hidroginástica. Conhecida por ser praticada por idosos, essa atividade pode, contudo, beneficiar pessoas de todas as idades.

Além disso, é uma aula realizada em grupo, o que gera um ambiente confortável e descontraído.

Para que pessoas mais jovens possam se beneficiar da hidroginástica, é preciso que um profissional ajuste o volume e intensidade dos exercícios de acordo com o objetivo de cada praticante. A prática pode ser realizada diariamente.

A hidroginástica traz diversos benefícios à saúde, veja alguns deles:

  • Melhora no condicionamento cardiovascular;
  • Força muscular;
  • Melhora da circulação;
  • Controle de fatores de risco para doenças crônicas como diabetes, cardiopatias e depressão.

Hidratação é fundamental na hidroginástica

Para praticar, basta apenas estar utilizando a roupa adequada, além de se certificar de não estar em jejum prolongado. Também é importante manter-se bem hidratado. Isso é recomendado porque dentro da piscina temos uma tendência à desidratação, dessa forma é fundamental beber água antes e após a hidroginástica.

Não é necessário se aquecer antes de entrar na piscina. O aquecimento faz parte da aula e pode ser realizado dentro d’água. Por outro lado, é importante ter cuidado com o local que é escolhido para a prática da atividade em relação ao tratamento da água que é realizado nas piscinas e controle de temperatura.