Jabuticaba pode ser aliada contra a obesidade? Veja estudo

Jabuticaba pode ser aliada contra a obesidade? Veja estudo

Pesquisa da USP aponta que compostos da fruta ajudam a prevenir ganho de peso

Um estudo da Universidade de São Paulo descobriu que os compostos fenólicos, especialmente os elagitaninos encontrados nas sementes da fruta, possuem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a prevenir o ganho de peso. Realizado com 60 camundongos submetidos a uma dieta rica em gorduras saturadas e sacarose, o estudo mostrou resultados promissores.

Os ratos foram divididos em grupos, sendo que alguns receberam suplementos contendo todos os compostos fenólicos da jabuticaba, enquanto outros receberam uma versão parcial desses compostos.

Surpreendentemente, os camundongos que consumiram a dieta pouco saudável junto com os suplementos completos da jabuticaba apresentaram uma saúde semelhante àqueles que mantiveram uma dieta balanceada.

Por outro lado, os ratos que não receberam os elagitaninos e seguiram uma dieta rica em gorduras e açúcares tiveram um quadro de saúde tão prejudicado quanto os que só consumiram uma dieta pouco saudável.

Os resultados da pesquisa, conduzida pela pesquisadora Gabriela Cunha, reforçam a importância dos elagitaninos na prevenção da obesidade, destacando o potencial desses compostos presentes na jabuticaba como uma estratégia natural para controlar o peso. As informações são do Metrópoles.