Você já se viu em dúvida sobre lavar o arroz antes de cozinhar? Isso tem muito a ver com o tipo de arroz, o prato que está preparando e as tradições da sua própria cozinha. Em vez de seguir um “deve” padrão, conheça os motivos para cada escolha e adapte à sua necessidade.
Quando o arroz soltinho faz a diferença
Eliminar o excesso de amido do arroz cru faz com que os grãos fiquem mais soltos e secos depois do cozimento. Ao enxaguar até a água sair limpa, você reduz aquela camada de amido que causa textura grudenta. O resultado? Um arroz branco leve e perfeito para acompanhar receitas em que você quer grãos separados e textura delicada.
Para pratos cremosos, mantenha o amido
Por outro lado, há preparações que exigem justamente o contrário: risotos, arroz-doce e algumas receitas orientais se beneficiam do amido retido. Ele é responsável pelo aspecto cremoso e aveludado desses pratos. Por isso, ao preparar esses tipos de preparo, é melhor não lavar o arroz e preservar toda a fécula natural.
O que dizem os testes científicos
Estudos compararam arroz lavado várias vezes com o não lavado para diferentes tipos de grãos, como jasmim, agulhinha e glutinoso. A surpresa? A quantidade de lavagens não alterou sensivelmente a textura final. Em outras palavras, para a maioria dos usos, o arroz sai praticamente igualzinho, seja lavado três vezes ou nada.
Higiene ou tradição: qual pesa mais?
Embora a textura possa não ser afetada, muitos preferem lavar o arroz para remover pó, pequenas partículas ou até resquícios de embalagens. Ainda que os processos industriais sigam padrões de limpeza, uma lavagem rápida pode trazer mais conforto e segurança para algumas pessoas.
A decisão de lavar ou não deve levar em conta o aroma, a aparência que você deseja e o hábito da família. Se você sempre lavou e ama o resultado, não há motivo para mudar. Já se estiver testando um prato diferente, principalmente que peça cremosidade, experimente usar o arroz sem enxágue.
Flexibilidade na cozinha
No fundo, o que importa é você entender o propósito de cada técnica. Quer um arroz soltinho? Enxágue. Precisa de cremosidade? Não lave. Gosta de ter certeza de que está limpo? Lave. Sua cozinha pode ser mais empoderada quando você entende o “porquê” por trás do gesto simples de lavar arroz.
Para acertar no ponto em diferentes receitas, experimente testar os dois métodos. Cozinhe arroz branco com o método lavado e outro sem lavar em receita que pede cremosidade. Com o tempo, suas preferências vão se consolidar. As informações são do Tudo Gostoso.
Já reparou?
A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.
Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.