Limpeza do ar-condicionado: proteja a saúde

Limpeza do ar-condicionado: proteja a saúde

Conheça os cuidados que podem evitar doenças respiratórias causadas pela falta de limpeza do ar-condicionado

A limpeza do ar-condicionado é fundamental.Em um país como o Brasil, que atinge altas temperaturas, é mais que comum encontrar ambientes de trabalho e residências com um ou mais aparelhos de ar-condicionado. A questão é que o equipamento, considerado necessário, principalmente no verão, pode se tornar um propulsor de doenças respiratórias caso não tenha a manutenção necessária. Rinite, sinusite, bronquite, gripe e asma estão entre as mais conhecidas e fáceis de identificar. Recentemente, podemos citar a covid-19, que pode ser amplamente transmitida em ambientes fechados e sem ventilação natural. O que acende um sinal de alerta sobre o uso correto do aparelho.

Na revista PROTESTE de dezembro (edição n.º 230), você confere um teste com sete marcas de ventiladores de mesa – desde sua eficiência, segurança e desempenho. Na publicação também confere a entrevista com o enfermeiro e infectologista Everton Lemos sobre os males da falta de limpeza desses modelos ou de teto. “De certa forma, para se refrescar, o aparelho não prejudica a saúde”, é o que explica o entrevistado.

O especialista acrescentou que os mesmos cuidados são necessários quando se trata de ar-condicionado. Para ele, o aparelho gera um grande benefício para as pessoas, mas precisa ser utilizado da maneira correta. “O uso de sistemas de climatização, de certa forma, contribui para o conforto térmico das pessoas e, consequentemente, para a melhora do bem-estar e da saúde, o que está diretamente relacionado à produtividade no ambiente de trabalho. Nesse sentido, o uso da climatização não faz mal à saúde, porém a oferta da climatização deve seguir parâmetros de qualidade do ar, principalmente em ambientes públicos”, afirma.

 Manutenção em dia

De acordo com o profissional, a limpeza do ar-condicionado deve ser permanente. Em residências, o ideal é que seja uma vez por mês, sendo possível ser feita pelos próprios moradores. “A higienização do ar-condicionado é essencial para evitar o acúmulo de sujeira, fungos, ácaros, bactérias e outros micro-organismos e impurezas que são prejudiciais à nossa saúde”, afirma. Ele ressalta que é preciso se atentar para os tópicos de limpeza do aparelho. “Ele deve ter uma adequada manutenção, e os seus filtros precisam ser limpos periodicamente se for um equipamento de parede, assim como seus ductos de ventilação e o reservatório de água, caso sejam equipamentos de ar-condicionado central”.

Embora seja possível que os próprios moradores de uma casa limpem seus aparelhos de ar, o especialista indica que profissionais sejam chamados de tempos em tempos. Uma vez por ano é o mínimo recomendado. “Em casa, é possível realizar a limpeza dos filtros, retirando a sujeira acumulada. Porém, é importante contatar uma empresa especializada para completa a higienização”, indica.

 Quando não usar?

Para Everton, é difícil dizer quem pode e quem não pode usar o aparelho, principalmente se a higienização do ar-condicionado for feita de maneira periódica e completa. Entretanto, ele comenta o que pode ocorrer caso a pessoa já sofra com doenças respiratórias: “O aparelho pode provocar uma redução da umidade, e o ar ressecado e frio ser irritante para as vias aéreas. Assim, pessoas que sofrem de problemas respiratórios podem apresentar desconforto”.

O mais indicado é ficar de olho em doenças, aparentemente, sem explicação ou no acometimento frequente de problemas respiratórios para tomar as devidas providências. Em caso de o ar-condicionado estar em ambiente público, como no trabalho, existe uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a limpeza dos aparelhos. Por meio do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), as empresas prestam conta da higienização. “É um documento que atesta todas as limpezas, manutenções e eventuais correções técnicas dos ares e que devem ser realizadas por técnicos responsáveis”, explica.

Para as pessoas alérgicas, mas que não conseguem ficar sem utilizar o ar-condicionado nos dias muito quentes, o infectologista indica: “Umidificar o ambiente é o mais que importante”.

Então, comprar um bom produto é fundamental, mas alguns cuidados na manutenção são fundamentais para o seu bom desempenho e, principalmente, para sua saúde. Quer saber mais sobre seu bem-estar? Acompanhe as informações sobre o tema no blog Minha Saúde da PROTESTE.

E para boas escolhas na hora da compra, fique atento aos nossos teste comparativos realizados com os principais produtos e serviços disponíveis no mercado.