Remédio controlado em casa: novas regras

Remédio controlado em casa: novas regras

Anvisa publica nova RDC e, com o nosso teste, você vai saber onde pedir seu medicamento com segurança

A pandemia de Covid-19 trouxe a entrega de remédio controlado para a casa dos brasileiros, até então proibida. Bastava alguns toques no aplicativo ou uma troca por telefone que eles chegavam. A novidade é que a prática foi incorporada definitivamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) à legislação atual, com a publicação da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 812/2023.

Com a nova RDC, os fármacos controlados continuarão a ser entregues, mas fique atento – não é mais válida a ampliação da quantidade máxima de medicamentos por receita, que vigorou durante a pandemia. A norma que estendeu temporariamente as quantidades (RDC 357/2020) perdeu a vigência no fim do mês de setembro.

Com isso, a quantidade que deve ser observada para cada tipo de receita é a da Portaria SVS/MS 344/1998, que regulamenta a entrega e a venda de medicamentos sob controle especial no país, independentemente da sua data de emissão.

Remédio controlado: confira as mudanças

Vamos entender o exemplo alguns limites listados pela Anvisa mostrando as mudanças da entrega em caso do remédio controlado:

Na hora da compra do remédio controlado

Para fazer a entrega de remédio controlado, valem as mesmas regras da venda presencial, ou seja, o estabelecimento deve conferir e reter a via original da prescrição médica. Veja o passo a passo que deve ser adotado:

  • O estabelecimento deve buscar antes a receita médica ou solicitar o envio de forma eletrônica (quando se tratar de prescrição eletrônica).
  • O farmacêutico deve conferir as informações da receita (tipo, quantidade, validade etc.) e orientar o paciente sobre os cuidados necessários.
  • Na entrega do medicamento, serão colhidas as assinaturas necessárias.
  • As farmácias e drogarias devem ainda manter os registros para acompanhamento do paciente e fiscalização pelas autoridades sanitárias. A entrega remota passa a ser permitida para estabelecimentos dispensadores privados, públicos e para programas governamentais.

A melhor farmácia online

Agora, entendida a nova regra da entrega domiciliar do remédio controlado, a PROTESTE comparou para você o serviço de farmácias on-line. Nove plataformas passaram por avaliação. A metodologia usada foi a conhecida como cliente mistério — uma lista com oito itens predefinidos foi adquirida em cada uma das lojas de forma anônima.

No entanto, a entrega é feita dentro do prazo estipulado? Os produtos chegam ao destino de forma adequada? Essas são apenas algumas das perguntas que a associação responde novamente para o consumidor. Vamos aos resultados.

Nosso teste de farmácia online

A boa notícia é que, no geral, as farmácias são capazes de oferecer uma ótima experiência de compra — os sites são seguros, acompanhar a evolução do pedido é fácil, os artigos chegam no prazo e são exatamente os mesmos colocados no carrinho virtual. Mas o que está bom ainda pode melhorar. “As lojas cometeram alguns deslizes, como os relacionados ao acondicionamento da mercadoria e às formas de pagamento”, afirma Daniel Barros, especialista PROTESTE.

Mas saiba, já adiantamos que, entre as avaliadas, três levaram o título de melhor do teste: Drogarias Pacheco, Drogaria São Paulo e Drogaria Araujo. Mas antes de escolher em qual farmácia virtual adquirir seus medicamentos, entre outros itens, o ideal é analisar as particularidades de cada uma delas para saber qual se encaixa às suas necessidades.

Foco na economia: online X física

O olho no preço faz parte desse processo. Mas observar os valores de um determinado produto em diferentes redes não basta. A comparação entre as lojas on-line e física de uma mesma empresa também se faz essencial. Às vezes, pode escolher e a comodidade de receber em casa pode não ser a mais em conta. Mas a maioria das vezes o conforto e o preço se encontram.

Analisamos o preço de três medicamentos em cinco redes, nas lojas on-line e físicas, a PROTESTE constatou que a compra virtual, na maioria das vezes, sai mais em conta. “Em uma mesma rede, o remédio custa quase R$ 509 na loja física e R$ 272 na on-line, uma variação de 87%”, detalha Daniel.

Mas essa não é uma regra. Entre os medicamentos que fizeram parte da pesquisa, alguns foram encontrados a preços menores em estabelecimentos físicos — a variação chegou a 10,96%. Há ainda situações em que o valor cobrado era o mesmo tanto na física quanto na virtual. “

Segurança nos sites

As lojas contam com serviços de Certificação Digital de Segurança oferecidos por empresas especializadas, sendo, portanto, seguras. Dessa forma, o consumidor pode fornecer seus dados sem receio. Entre as nove avaliadas, oito alcançaram resultado excelente nesse critério por também possuírem aplicativos, já que, para serem disponibilizados nas lojas dos sistemas operacionais dos smartphones, eles passam por vários processos de segurança. Por não contar com app, a Extrafarma foi considerada aceitável.

A entrega em casa

Os itens foram entregues de acordo com o solicitado e as notas fiscais enviadas adequadamente. Já o acondicionamento dos produtos ficou a desejar. A Drogaria Venancio não teve o cuidado de separá-los por categorias — artigos de higiene e medicamentos estavam misturados. O soro fisiológico da Pague Menos apresentou pequeno vazamento e os produtos da Droga Raia chegaram amassados.

O prazo foi respeitado

Em todas as farmácias, é possível acompanhar o andamento do pedido, a qualquer momento, pelo site ou por e-mail enviado a cada mudança de status. O prazo de entrega foi respeitado e, em alguns casos, os produtos chegaram até mesmo antes do previsto. A exceção ficou por conta da Panvel — foram três dias de atraso.

Contato do a loja

As farmácias virtuais se sobressaíram em suporte e pós-venda por indicarem os canais de comunicação entre a loja e o consumidor de forma clara e objetiva. Além disso, fazer uma reclamação é algo que exige um procedimento simples. Drogaria Venancio, Pague Menos, Extrafarma e Panvel se destacaram ainda por possuírem um canal direto que permite tirar dúvidas junto ao farmacêutico.

remédio controlado

Confira as farmácias avaliadas:

farmácia on line

Ao todo foram sete critérios avaliados. A matéria na íntegra está na nossa edição do início do ano – Revista PROTESTE 231. Conheça também outros testes comparativos e veja as avaliações dos principais produtos disponíveis no mercado. Em nossos testes são realizadas análises por nossos especialistas a partir de critérios importantes para o consumidor.

Gostou do conteúdo? Continue no Minha Saúde para acompanhar mais artigos sobre saúde e bem-estar. Constantemente publicamos informações e, por isso, convidamos você para conhecer também as novidades sobre direitos do consumidor e tecnologia nos blogs Seu Direito e Conecta Já.