O que é Albumina, a proteína do ovo? Veja benefícios e como consumir

O que é Albumina, a proteína do ovo? Veja benefícios e como consumir

O consumo de albumina deve ser avaliado por um nutricionista, considerando objetivos individuais

A albumina, uma proteína natural encontrada no leite bovino e nos humanos, é produzida no fígado e desempenha funções vitais como regulação do pH e transporte de nutrientes.

Popularmente conhecida como suplemento, é obtida através da pasteurização e desidratação da clara do ovo, oferecendo aminoácidos essenciais e não essenciais.

Doutor em ciências de alimentos, Carlos Eduardo Rocha Garcia destaca que a albumina oferece uma alternativa ao consumo do ovo inteiro ou da clara cozida, sendo indicada para praticantes de atividade física devido ao alto teor proteico e baixa caloria. Além disso, sua digestão lenta promove saciedade, sendo associada a dietas de redução de peso.

O consumo de albumina deve ser avaliado por um nutricionista, considerando objetivos individuais e necessidades proteicas. Os valores recomendados pela OMS variam de acordo com a atividade física e o peso corporal, podendo ser obtidos tanto por meio da alimentação quanto por suplementação. No entanto, é importante ressaltar que o consumo excessivo pode sobrecarregar os rins.

A adição de albumina à dieta sem controle calórico ou aumento da atividade física pode resultar em ganho de peso. Embora seja uma alternativa valiosa para atletas, substituir o ovo integral pela albumina implica na perda de nutrientes essenciais. Assim, seu consumo deve ser ponderado e integrado a uma abordagem nutricional equilibrada e individualizada. As informações são do Eu Atleta.