OMS investiga novo surto de Mpox com variante mais agressiva

OMS investiga novo surto de Mpox com variante mais agressiva

A Organização Mundial da Saúde enfrenta um surto de Mpox na República Democrática do Congo e em países vizinhos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está investigando um novo surto de Mpox, a antiga varíola dos macacos, em diversos países da África. Diante da rápida disseminação da doença, principalmente na República Democrática do Congo (RDC), o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, convocou uma reunião de emergência.

O surto atual é causado por uma nova variante do vírus, o clado 1b, que se mostra mais contagioso e causa doenças mais graves do que a cepa que causou o surto global em 2022. Essa nova variante já foi identificada em países vizinhos como Quênia, Ruanda e Uganda, aumentando a preocupação com a disseminação da doença.

A OMS alerta que a nova cepa do vírus está sendo transmitida principalmente através de relações sexuais, o que facilita a disseminação da doença em comunidades específicas. Além disso, o contato próximo com pessoas ou animais infectados, bem como objetos contaminados, também podem transmitir o vírus.

A doença pode causar febre, dor de garganta, inchaço nos gânglios linfáticos e erupções cutâneas, que podem se espalhar por todo o corpo. Em casos graves, a Mpox pode ser fatal. Diante da gravidade da situação, a OMS está tomando medidas para conter a disseminação da doença.

A organização está trabalhando para acelerar o acesso a vacinas contra a Mpox em países de baixa renda, além de fornecer orientações para os países afetados sobre como prevenir e controlar a doença. As informações são do O Globo. 

author avatar
Giovana