Ora-pro-nóbis pode ajudar a prevenir câncer?
Além das fibras, a ora-pro-nobis é rica em compostos bioativos e fenólicos
Conhecida como uma Planta Alimentícia não Convencional (PANC), a ora-pro-nobis é uma fonte rica de nutrientes essenciais. Apesar de suas folhas verdes escuras, é mais comum encontrá-la cobrindo cercas do que nas refeições diárias, representando um desperdício de sua riqueza nutricional. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.
O consumo da ora-pro-nobis contribui para o bom funcionamento do processo digestivo devido ao seu teor significativo de fibras. A versão in natura apresenta 4,88 g de fibras a cada 100 g, enquanto a versão em farinha surpreende com 39 g em uma porção equivalente.
As fibras, aliadas à ingestão adequada de água, regularizam o sistema digestivo, prevenindo problemas como constipação e minimizando riscos de condições como hemorroidas e tumores.
Além das fibras, a ora-pro-nobis é rica em compostos bioativos e fenólicos, exercendo ação antioxidante e anti-inflamatória no organismo, o que contribui para a prevenção de cânceres. A presença de vitamina C fortalece o sistema imunológico e protege a pele contra o envelhecimento precoce, enquanto a vitamina A contribui para a saúde ocular.
Destacando-se também pelo alto teor de cálcio e magnésio, minerais essenciais, a ora-pro-nobis supera vegetais convencionais como o espinafre, oferecendo até 34 vezes mais cálcio e 29 vezes mais magnésio. Seu consumo pode ser diversificado, incluindo preparações cruas, refogadas, em saladas, sopas ou tortas.
No entanto, para preservar seus nutrientes, recomenda-se cozinhá-la brevemente e descartar a água, diminuindo fatores antinutricionais. Apesar dos benefícios, a inclusão na dieta deve ser orientada por profissionais especializados, priorizando a variedade alimentar.