Por que você não deve coçar os olhos com frequência?
Coçar os olhos com mãos sujas pode causar contaminação e infecções como hordéolos e conjuntivite
Coçar os olhos, seja por acordarem grudentos, sensação de areia, ou alergias, não é inofensivo. Esse hábito tende a piorar no inverno e primavera devido à baixa umidade, ácaros, pelos de animais e pólen. A vontade de coçar surge de reações exageradas do sistema imunológico a alérgenos ou pelo ressecamento ao acordar.
Ambientes fechados, ar-condicionado, telas e certos medicamentos também causam ressecamento. Coçar os olhos pode levar a danos imediatos como ardência, dor e vermelhidão, mas também danos a longo prazo como descolamento da retina, ceratite e ceratocone.
Coçar os olhos com mãos sujas pode causar contaminação e infecções como hordéolos e conjuntivite. A conjuntivite pode ser viral, bacteriana ou primaveril devido ao pólen.
Para aliviar os sintomas, é importante higienizar as mãos frequentemente, evitar telas até tarde e fazer pausas se trabalhar com computador ou celular. O uso de colírios hidratantes deve ser feito com orientação médica para evitar infecções e dependência.
Reduzir exposição a alérgenos, poluição, fumaça de cigarro e usar óculos escuros em ambientes com sol ou vento intenso também são medidas preventivas importantes. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.