Quem bebe álcool moderadamente pode viver mais? Estudo dá a resposta
Os participantes foram questionados sobre a frequência e o volume de bebida alcoólica ingerida
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Columbia e Boston, usando os dados do HRS (Health and Retirement Study), que foi publicado pela “Alcoholism: Clinical and Experimental Research”, fez uma análise em 16 anos de dados sobre a saúde de 8 mil americanos da melhor idade que tinham o costume de beber álcool de maneira moderada.
As análises mostraram que essas pessoas tinham uma taxa de mortalidade menor do que os que consomem álcool sem moderação. Com foco nos nascidos entre 1931 e 1941, os pesquisadores questionaram sobre frequência e volume de bebida ingerida diariamente.
Como o estudo foi feito?
Definindo uma taça com 150 ml de vinho como dose, os participantes foram classificados em cinco categorias que incluem consumidores ocasionais (até duas doses por mês), consumidores moderados (até duas doses por dia para as mulheres e até três para os homens em um ou mais dias da semana), consumidores pesados (mais de 3 doses diárias para homens e mais de duas para as mulheres), pessoas que não consomem álcool há muitos anos e que pararam de beber recentemente.
A pesquisadora principal do estudo, Katherine Keyes, diz que a relação entre os consumidores moderados e de longo prazo terem mais longevidade, não é uma casualidade, pois as pessoas que bebem com mais moderação geralmente são mais ricas, comem melhor e se exercitam mais.