Coronavírus: 80% das pessoas não apresentam sintomas

Coronavírus: 80% das pessoas não apresentam sintomas

Em entrevista, especialista em vírus quantifica os riscos de contaminação pelo coronavírus e como se prevenir para não ser infectado por ele

Uma pessoa infectada pelo coronavírus pode chegar a nem desenvolver sintomas. Embora ele tenha um padrão de proliferação bastante elevado, 80% das pessoas que entram em contato com ele não apresentam sintomas. E apenas 3% desenvolvem pneumonia viral. Mas é importante dizer que isso pode mudar, como ocorreu com o zika.

Quem faz essa afirmação é a primeiro-tenente pesquisadora, encarregada do Laboratório de Biologia Molecular do Instituto de Pesquisas Biomédicas, do Hospital Naval Marcílio Dias, Shana Barroso, que trabalha na área de vírus desde 2003. “O que sabemos hoje é que 3% das pessoas que entram em contato com ele desenvolvem pneumonia viral, ou seja, um padrão normal para vírus respiratório”, destaca a pesquisadora.

Shana Barroso
Em entrevista ao MinhaSaúde, Shana fala sobre os riscos de proliferação da doença no Brasil, o que deve-se ou não evitar em termos de consumo de alimentos e comportamentos e como proceder caso tenha tido contato com alguém que tenha vindo da China e apresente sintomas como febre e dificuldades respiratórias. Leia a entrevista na íntegra:

Recentemente, a Organização Mundial de Saúde elevou de moderado para elevado o risco da contaminação internacional pelo coronavírus, o que representa isso?

Esse é o mesmo tipo de alerta que foi dado para o risco de infecção do H1N1, zika e ebola, por exemplo. Significa que o vírus pode ser espalhado pelo mundo com mais rapidez do que se o risco fosse moderado. Na China, o risco de espalhamento é muito elevado. Mas esse ainda não é o último estágio da OMS, que é o de emergência global, quando há casos confirmados de infecção em todos os continentes.

O coronavírus é um vírus novo?

Aproximadamente um terço dos problemas respiratórios são causados por coronavírus. Esse parece ser uma combinação de dois coronas que já existiam. A combinação genética desses dois teria gerado esse de 2019. É uma combinação genética nova, por isso que as pessoas chamam de novo vírus. Exatamente como foi o caso da gripe suína, na qual três vírus deram origem a uma nova combinação genética.

Mas por que então é preocupante?

Como nosso sistema imunológico ainda não havia entrado em contato com o corona 2019, ele não responde de forma eficiente. Se tudo seguir o fluxo normal, a gente vai ter em breve imunidade contra essa versão atual do vírus. Uma pessoa normal, depois de entrar em contato com o vírus, em até duas semanas terá anticorpos para combatê-lo. Ainda não temos estudos pra saber o real comportamento do vírus e como nosso sistema imune vai responder a ele.

Aproximadamente um terço dos problemas respiratórios são causados por coronavírus. As pessoas já o conhecem, mas não estão ligando o nome à pessoa. 

O coronavírus é menos letal que a SARS (Síndrome respiratória aguda grave, na sigla em inglês), mas mais preocupante do que o H1N1? 

Essa nova versão do coronavírus tem um padrão de espalhamento rápido, mas 80% das pessoas que entram em contato com ele não apresentam sintomas. Mas isso pode mudar. O zika, antes de todo o frenesi em cima dele, era considerado um vírus tranquilo. Mas ele sofreu uma mutação e ficou mais perigoso. Então ainda temos que avaliar. O que sabemos hoje é que 3% das pessoas que entram em contato com o novo coronavírus desenvolvem pneumonia viral, ou seja, um padrão normal para vírus respiratórios.

Qual o período de incubação desse coronavírus e o que isso significa em termos de risco?

O período de incubação dele é de um a 14 dias. Ou seja, você teve contato com o vírus e pode levar até 14 dias para apresentar sintomas ou, como dissemos, nunca apresentar. O próprio sistema imunológico conseguir resolver. Acontece o mesmo com outras doenças respiratórias como a gripe. 

Qual é o risco real de contágio por essa nova combinação genética do coronavírus no Brasil? É preciso evitar viagens?

Tínhamos até ontem três casos suspeitos no Brasil, dois no Sul e um em Minas Gerais. Ou seja, são pessoas que vieram da China e estão com os sintomas. Mas para saber se se trata desse coronavírus é preciso fazer um teste molecular. As amostras são colhidas e enviadas para o Rio de Janeiro. Não há sentido, por ora, de se falar em evitar viagens de avião mesmo internacionais, para os EUA e Europa. Além disso, no Brasil, a Anvisa tomou uma série de precauções alertando nos aeroportos e portos sobre sintomas como febre e dificuldades respiratórias. No Brasil, estamos no nível 2 de classificação de risco, que é caracterizado pela existência de casos suspeitos. É um risco intermediário e o Brasil tem que se preparar para a eventual proliferação desse vírus. 

Conheça o Serviço Saúde, da PROTESTE. Consultas e exames a preços que você pode pagar.

Faz sentido usar máscara?

Por enquanto não. Nós costumamos dizer que esse coronavírus é envelopado, ou seja, para prevenir o contágio é importante lavar bem as mãos, na impossibilidade de lavá-las, utilizar álcool nas mãos, evitar locais fechados e grandes aglomerações de pessoas. 

Há risco de infecção por contato com animais infectados pelo vírus?

No Brasil ,definitivamente não. Dois grupos de pesquisadores estão sequenciando o vírus. Um deles acha que a sequência parece com o corona de cobra e o outro grupo achou similaridade com um corona de morcego e outro corona que ainda não identificaram de qual animal seria. 

O vírus foi detectado primeiramente no mercado de peixes em Wuhan, na China.  É preciso evitar o consumo de pescados?

Apesar do nome, nesse mercado são vendidos e expostos diversos tipos de animais vivos. E como eu disse, os pesquisadores não estão associando o vírus a nenhum tipo de peixe. Portanto, pode-se consumir pescados tranquilamente aqui. 

Quais os sintomas que devem ser um sinal de alerta para uma possível infecção por coronavírus?

Febre e sintomas respiratórios, como dificuldade para respirar.

Uma vez detectados os sintomas do coronavírus, como se deve proceder?

Deve-se procurar um hospital de referência e avisar, se for o caso, que teve contato com alguém que veio da China ou que esteve lá.

O coronavírus tem cura?

Sim, tem cura, como qualquer outra doença respiratória viral. Mas nesse caso, tratam-se os sintomas. Junto com a atuação do sistema imunológico do organismo e eventuais medicações para infecções bacterianas, que aparecem junto com a infecção viral, a doença é curada na maior parte dos casos.  Se a pessoa chegar a ter pneumonia viral, a cura vai depender do status imunológico. Ou seja, crianças pequenas, pessoas mais velhas e com algum tipo de imunodepressão, têm mais chances de ter complicações. 

Existe vacina contra esse nova combinação genética do coronavírus?

Ainda não. Não é trivial fazer uma vacina para um vírus que sofre tantas mutações. Por exemplo, todo ano temos que tomar a vacina da gripe, porque o vírus está sempre se modificando e a vacina tem que acompanhar isso.

Para mais informações, acesse o especial coronavírus.

Saiba mais arrow_right_alt