Pílula anticoncepcional tem efeito prejudicado com o uso de antibiótico?

Pílula anticoncepcional tem efeito prejudicado com o uso de antibiótico?

É mito ou verdade que o uso de antibiótico reduz a eficácia da pílula anticoncepcional? Veja o que explica a ciência

O senso comum afirma que antibiótico prejudica a eficácia da pílula anticoncepcional. Mas será que isso é comprovado? O site do Drauzio Varella explicou o que a ciência diz a respeito. E mostra que, apesar de verdadeiro, não são todos os antibióticos que causam esse efeito colateral.

A pílula anticoncepcional

A concentração de hormônios atual das pílulas anticoncepcionais é a mínima necessária para manter sua eficácia e evitar possíveis efeitos colaterais. Entretanto, é justamente essa característica que pode trazer alguns problemas. Qualquer redução na concentração dos componentes do medicamento possa levar a uma alteração da sua efetividade.

Anticoncepcional

(Crédito: 123RF)

Pílula x antibiótico

Existem duas possibilidades diante do uso do antibiótico por quem toma pílula:

  1. Pode aumentar o metabolismo desses medicamentos. Ou seja, elimina o anticoncepcional de forma mais rápida do organismo. Sendo assim, ele não ficaria tempo o suficiente no corpo da mulher para cumprir o papel desejado.
  2. O estrógeno da pílula é metabolizado pelas enzimas das bactérias intestinais (flora ou microbiota intestinal). E, então, absorvido e utilizado pelo organismo. Quando um antibiótico reduz ou elimina essas bactérias, haveria menos estrógeno disponível no corpo. Logo, se esse hormônio já está presente em quantidades muito pequenas na pílula, poderia reduzir a eficácia da ação da pílula.

Quais antibióticos cortam o efeito do anticoncepcional?

Até hoje, um único tipo de antibiótico diminuiu o efeito contraceptivo da pílula comprovadamente. Segundo dados de estudos científicos, o antibiótico utilizado para tratamento da tuberculose, a rifampicina, causou esse efeito colateral.

+Leia também:
– Medicamentos genéricos são confiáveis?
– Porque o câncer de pele é tão comum no Brasil e como se prevenir?

Diversos estudos foram realizados nos últimos anos com o objetivo de esclarecer a interação entre anticoncepcionais orais e antibióticos. O Canadian Journal of Infectious Diseases e a Universidade da Carolina do Sul fizeram pesquisas que confirmaram de que apenas a rifampicina tem potencial de diminuir os efeitos da pílula.

Ou seja, a redução do efeito da pílula anticoncepcional por antibióticos só é comprovada cientificamente pelo uso específico da rifampicina.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!